Joaçaba Cursos de Licenciatura em Física e Química da Unoesc realizam seminário interdisciplinar
O novo ensino médio está em vias de implementação em escolas públicas e privadas.
As novas propostas são expressivas e prometem dar protagonismo ao aluno na realização de seus projetos de vida, diante disso, nos dias 22 e 23 de setembro, acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Física e em Química, professores e profissionais destes cursos que atuam nas escolas de rede pública municipal e estadual participaram de um Seminário Interdisciplinar, “Ciências da natureza: os desafios do novo Ensino Médio”, promovido pela Unoesc.
A atividade, que aconteceu de forma on-line teve como temas “Trabalho Docente - A Física e o novo ensino médio: Itinerários Formativos de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)” e “Integração Disciplinar das Ciências: A Química e as Ciências da Natureza”.
A primeira grande mudança sugerida para o novo ensino médio é a divisão do conteúdo por áreas do conhecimento, e não mais por disciplinas.
Professores de escolas tradicionais que até hoje trabalharam com grades curriculares compostas de 10 a 12 disciplinas distintas (português, matemática, inglês, história, química, física, biologia, filosofia, sociologia, artes, redação), agora se adaptarão a quatro áreas centrais do conhecimento: “Linguagens e suas Tecnologias”, “Matemática e suas Tecnologias”, “Ciências da Natureza e suas Tecnologias” e “Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”.
De acordo com a coordenadora dos cursos de Licenciatura em Física e Química, professora Elisabeth Baretta, a mudança traz novos objetivos e desafios ao trabalho docente.
Disse que desenvolver a habilidade de apresentar assuntos de forma contextualizada e integrada em diferentes esferas deve estar no centro das novas práticas desenvolvidas na capacitação de professores e foi o tema deste seminário.