• 49 3537.0980 Telefone
  • 49 9104.0013 Celular SMS / WhatsApp

A Rádio

No dia 9 de junho de 2005 foi oficialmente inaugurada em Treze Tílias a Rádio Tropical FM 98,1, sendo um momento histórico para a família Lopes de Lima. Terra denominada de Tirol Brasileiro, Treze Tílias é a maior colônia austríaca do mundo fora da Áustria e pólo turístico com destaque para a cultura, escultura em madeira e arquitetura típica.

Já nos primeiros anos de atuação, a rádio conquistou grande espaço e simpatia na região meio oeste. É denominada de rádio proativa por dar ênfase aos fatos positivos e promover entidades e pessoas de sucesso de qualquer área. Ao invés de ser contra a guerra é a favor da paz. Políticos corruptos, bandidos ou ladrões não falam na emissora.

A Rádio Tropical FM tem grande compromisso com a comunidade local e regional, possuindo uma proposta que prioriza a produção e apresentação de programas que visam atender as necessidades dos ouvintes, transmitindo informação, cultura e entretenimento.

A formação da programação e linha de ação da Rádio Tropical FM teve como origem uma ampla pesquisa e observação da cultura, tradição e modo de vida da população local e regional. O formato de sua programação tem como base o gosto, usos e costumes regionais. A programação musical da rádio é constituída pela música sertaneja, gaúcha, bandas populares e pop nacional. Há também espaço especial para a música e culturas típicas da Áustria e Itália. O noticiário, inclusive o esportivo, evidencia as realizações e eventos de cada município da área de cobertura.

A equipe da Tropical FM trabalha constantemente na prestação de serviços à comunidade, ajudando a construir a cidadania, preservando a cultura e acima de tudo, os valores morais de cada ouvinte.

A rádio conta com aproximadamente 15 profissionais contratados, 9 colaboradores e mais a atuação permanente da família Lopes de Lima, constituída por Nereo, Odete, Fernando, Fábio e Simone. Nereo Lopes de Lima exerce hoje também a função de vice-presidente da 5ª região da ACAERT – Associação Catarinense de Rádio e TV, que tem como objetivo desenvolver o associativismo e promoção do meio rádio.

Em 2010, a Tropical FM conquistou um aumento de potência da classe B1 passa para classe A4, melhorando o sinal e tendo maior abrangência na região, passando sua frequência para 99,1.