Água Doce – Secretário de Saúde faz balanço das ações desenvolvidas em 2014 - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
Celular SMS / WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Água Doce – Secretário de Saúde faz balanço das ações desenvolvidas em 2014

Água Doce – Secretário de Saúde faz balanço das ações desenvolvidas em 2014

O Secretário de Saúde e Promoção Social, Orlando Fávero, em entrevista à Tropical FM realizou levantamento das ações e trabalhos de sua pasta.

Ele iniciou destacando a manutenção de todos os programas implantados no município, com a realização de 66 cirurgias eletivas que estavam na fila de espera, em parceria com vários municípios do estado, o início da construção da unidade de saúde no Assentamento Olaria, com conclusão prevista para o final de janeiro de 2015.

A aquisição de três novos veículos para a secretaria de saúde, a implantação do sistema de sobreaviso médico em convênio com o hospital Nossa Senhora da Paz, sistema que terá permanência também para 2015.

Orlando pontua que foi implantado o programa do E-SUS, com o recadastramento atualizado de toda a população no SUS.

Readequação do sistema de acolhimento nas unidades de saúde na sede do município, organizando a recepção com duas entradas diferentes, entrada principal, dando acesso ao ESF Alzira Itália Ferreti, e a porta lateral que antes era entrada somente para funcionários, o acesso para o ESF irmã Teresa Huber.

Segundo o secretário Fávero, a adequação já apresentou melhorias por agilizar o acolhimento e diminuir o fluxo dos pacientes no corredor. Com essa mudança, que ainda está em experiência, a área de odontologia acompanha cada estratégia conforme as separações de salas.

Orlando cita também a migração do NASF -SC, para o NASF FEDERAL II, aumentando o recurso que era antes de R$ 4 mil reais para 14 mil reais/mês.  A efetivação de mais um médico no quadro de profissionais do programa mais médicos, em parceria com o ministério da saúde, com baixo custo para o município.

Fávero também destaca a realização das campanhas do outubro rosa e o novembro azul. Avaliação do Programa de Atenção Básica, com destaque para a nota do ESF Alzira Itália Ferreti, que alcançou nota máxima na avaliação.

Apontou também a conquista da terceira estratégia de saúde bucal através do governo federal, que também implicará em aumento de recursos para a saúde.

Com relação a Farmácia Básica do município, Fávero disse que a partir do terceiro trimestre de 2014, foi possível manter um bom estoque de medicamentos.

Destaca que quando ocorrem algumas faltas, deve-se ao atraso por parte das empresas vencedoras de licitações.

Neste ano segundo o secretário, as empresas fornecedoras que não cumprirem os prazos de entrega de medicamentos ao município, serão notificadas pela administração e se preciso a cobrança poderá ser inclusive feita via judicial.

Na área social,que pertence à pasta da saúde, Fávero relata a elaboração do plano de medidas sócio educativas, a iniciação dos grupos de fortalecimento de vínculos no CRAS, o início do processo de Criação Do Conselho Municipal do Idoso, a realização e conclusão de cursos profissionalizantes do CRAS em parceria com o Sest/Senat, cursos de tecelagem de lã em parceria com o SENAR.

Destaca também a retomada da eleição do rei e rainha da terceira idade e a realização dos encontros mensais da terceira idade nas comunidades do interior.

Orlando Fávero finaliza dizendo que a sua pasta tem uma obrigação por lei de investir 15% da arrecadação na área da saúde, porém, no ano passado, os investimentos chegaram na ordem dos 18%.

Veja as mais acessadas