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Treze Tílias Nereo Lopes de Lima: Corrupção

Nereo Lopes de Lima: Corrupção

Aniversário da ABRAJET. Associação Brasileira de Jornalistas do Turismo.41 anos.
Dia nacional do livreiro. Dia nacional dos animais.
Dia do pi. Número aparece em diversas fórmulas e pode ser encontrado desde obras da Engenharia até cálculos da Astronomia. Essa data foi escolhida para a homenagem em função do modelo norte-americano para representação de datas. Lá o mês aparece primeiro que o dia, dessa forma, a data 03/14 mostra o padrão inicial da sequência de Pi: 3,14.


1794 — Eli Whitney recebe a patente do descascador de algodão, uma invenção que revolucionou a indústria de algodão estadunidense.
Dia do nascimento de Albert Einstein em 1.879
1985 — O presidente eleito do Brasil, Tancredo Neves é internado, na véspera de sua posse, em um hospital de Brasília, onde realiza uma operação abdominal. Em seu lugar, assume a presidência o vice José Sarney. Tancredo morreria no dia 21 de abril desse mesmo ano.
"Segundo o cientista político Fernando Filgueiras, da Universidade Federal de Minas Gerais, nas civilizações da Antiguidade Clássica, isto é, as civilizações grega e romana, a noção de corrupção estava sempre associada à ideia de putrefação, destruição e degeneração."
O significado da palavra corrupção é o ato ou efeito de corromper. No entanto, a aplicação prática do termo é ampla e faz menção ao oferecimento ou obtenção de vantagem indevida.
Em linhas gerais, a corrupção é um fenômeno mundial que afeta negativamente as sociedades, prejudica o progresso social e econômico e agrava as desigualdades e injustiças.
O termo corrupção em sentido amplo, inclui práticas como suborno, propina, fraude, apropriação indébita, além de outras condutas que caracterizam crime previsto no Código Penal
A corrupção é uma ameaça aos Estados de direito democrático, prejudica a fluidez das relações entre os cidadãos e a Administração, o desenvolvimento das economias e o normal funcionamento dos mercados.
"Se a política é a arte da vida na cidade, ou seja, da vida em sociedade, formando, assim, um “corpo social”, para que ela não se degenerasse, era necessário que os homens se pautassem na razão (logos) e nas virtudes (areté), tais como a coragem, a honestidade e a prudência. A combinação entre razão e a virtude faria com que o homem não cometesse a chamada “hýbris”, a desmedida do poder, a insensatez que leva às catástrofes e tragédias."

"Nesse sentido, a atividade política para os antigos estava associada à prática das virtudes e à busca por uma ordem moral duradoura. A corrupção, por sua vez, era identificada com vícios como a ambição, a ganância pelo poder, a covardia etc., ou seja, tudo aquilo que causa caos social, desordem e violência."
Para que se configure a corrupção, são precisos no mínimo dois atores: o corruptor e o corrompido, além do sujeito conivente e o sujeito irresponsável
O Brasil caiu dez posições e ficou em 104º lugar entre 180 países no Índice de Percepção da Corrupção de 2023, divulgado pela ONG Transparência Internacional
Essa é a pior queda do Brasil desde 2017, quando o país perdeu 17 posições no ranking em relação a 2016. Corrupção é um doença social. O melhor índice ocorreu no governo Bolsonaro, quando o país ocupava o no 79 entre os 180 países.
A ACAERT assinará no próximo dia 19, às 16 horas, na sede da entidade, em Florianópolis o termo de adesão ao programa Educando Cidadãos - o que todos nós temos a ver com a corrupção?, idealizado pelo promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto.
O objetivo do programa é estabelecer um contato educativo para formação de cidadãos ativos e conscientes, prontos para a atuação preventiva e estratégica no combate à corrupção, além de incentivar as novas gerações para que atuem como agentes transformadores em busca de mudanças positivas e comportamento.
O programa educativo é voltado à formação de seres humanos pensantes e críticos, com vista ao exercício de uma cidadania ativa e integral, tendo a área da educação como instrumento difusor e o princípio de uma cultura ética universal (e plural) o seu elemento norteador. Outras entidades, como a OAB/SC, já aderiram ao programa.

São propostas do programa:

a) capacitar educadores, alunos e membros voluntários da comunidade, sobre o tema e sobre o papel decisivo da educação como instrumento de transformação social, incentivando e implementando mudanças desses comportamentos corruptos junto à comunidade;
b) provocar a reflexão sobre as condutas e comportamentos de alunos e educadores que corroboram a falta de uma ética universal e plural baseada na participação, cooperação e controle social;
c) identificar os problemas locais e os comportamentos individuais nocivos já banalizados na comunidade, comprovando causas e efeitos, assim como propondo iniciativas, ações e soluções para a resolução dos problemas;
d) oferecer meios, estratégias e incentivos para estimular o aprendizado nas salas de aula, capacitando qualitativamente os alunos, levando-os para o exercício contínuo da reflexão, ajudando na identificação e resolução dos problemas comunitários.

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