Brasil O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes de 2022 mostra que a aprendizagem dos estudantes brasileiros se manteve baixa e estável
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2022 mostra que a aprendizagem dos estudantes brasileiros se manteve baixa e estável desde 2009.
Isso deixou o país entre os 20 piores do mundo em Matemática e Ciências. Já em Leitura ficou entre os 30 piores.
Os exames foram aplicados entre abril e maio do ano passado em 606 escolas brasileiras de 420 municípios, nas 27 unidades da Federação, com pouco mais de 14 mil participantes.
Os resultados foram liberados na manhã desta terça-feira.
O Brasil ocupa a 65ª posição em Matemática, 52ª em Leitura e 61ª em Ciências entre os 81 participantes desse ano.
Entre os alunos brasileiros de 15 anos (ou seja, que acabaram de cursar o ensino fundamental II), 73% ficaram abaixo do nível 2 em conhecimentos matemáticos.
Isso significa que esses adolescentes não conseguem fazer operações simples, como converter moedas e comparar as distâncias percorridas por um carro em dois caminhos diferentes.
Foto de Rodolfo Quirós: https://www.pexels.com/pt-br/foto/mulher-segurando-livro-1848731/