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Treze Tílias Nereo Lopes de Lima: A evolução da engenharia

Nereo Lopes de Lima: A evolução da engenharia

Dia do padre, O Dia do padre, 4 de agosto, presta homenagem ao padres, recordando o dia em São João Maria Vianney foi proclamado padroeiro dos padres pelo Papa Pio XI, o que aconteceu em 1929.

. 1693 – O francês Dom Pérignon inventa o champanhe

 1849 — Morreu, na Itália, Anita Garibaldi, companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi. Devido a bravura, Anita foi homenageada nomeando dois municípios brasileiros, ambos em Santa Catarina: Anita Garibaldi e Anitápolis. Em 2012, seu nome foi inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, em Brasília.

1.796 na Itália, Napoleão Banaparte, lidera o exército francês à vitória do lonato.

Australianos usam borracha de pneus velhos para produzir concreto. A borracha de pneus descartados pode substituir 100% dos agregados convencionais usados na fabricação de concreto. É o que descobriram engenheiros  da universidade de Melbourane na Austrália. O concreto fabricado com material de pneus velhos, atende aos códigos da construção e prometendo um impulso para a economia circular. Pequenas quantidades de partículas de borracha de pneus já utilizados, são usados para substituir esses agregados, e foram  usados pela 1ª vez, sem prejudicar  a qualidade do concreto. O estudo foi publicado por uma revista especializada com um pesquisador da escola de engenharia  da Universidade RMIT. As descobertas desbancaram a teoria popular, sobre o que poderia ser alcançado com partículas de borracha reciclada. Foi demonstrado com o método percebida durante décadas, que essa limitação percebida no uso de grandes quanidades de borracha no concreto pode ser agora superada.

Segundo o co-autor do estudo e líder da equipe, professor Jie Li, o processo de fabricação traz benefícios ambientais e econômicos.

Isso porque como a maior parte do concreto típico é agregado graúdo, substituir tudo isso por borracha de pneu usada pode, por exemplo, reduzir significativamente o consumo de recursos naturais e da mesma forma, abordar o grande desafio ambiental do que fazer com pneus usados. Pneus triturados substitui brita e areia.

Além disso, outra vantagem do concreto de pneus, é a redução dos custos de fabricação e transporte.

Como resultado, beneficia uma série de desenvolvimentos, incluindo projetos habitacionais de baixo custo em áreas rurais e remotas da Austrália e outros países ao redor do mundo.

O novo método é importante porque vai diminuir o envio desse resíduo aos lixões.

A Austrália proíbe a exportação de pneus usados, o que torna o novo método de reciclagem de pneus velhos ainda mais importante para o país.

A técnica envolve o uso de novos moldes nos quais o agregado graúdo de pneu é comprimido em concreto fresco que reforça as características do material.

Após testes bem sucedidos, a aplicação das descobertas segue, e os cientistas já buscam formas de aumentar a produção.

 

Estima-se que até 2030, cerca de 1,2 bilhão de pneus inservíveis acabarão no lixo anualmente.

 O Brasil descarta anualmente pelo menos 450 mil toneladas de pneus, o equivalente a cerca de 90 milhões de unidades. Quando o descarte é feito de forma errada (em lixões, depósitos, quintais de casas e outros lugares improvisados, como beiras de rios e matas), os pneus se tornam grave problema ambiental.

Eles demoram, em média, 600 anos para se decomporem na natureza e podem, inclusive, se tornar criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da Zika e da Chikungunya. Sem falar que eles são altamente poluentes. Quando queimado, o pneu libera monóxido de carbono e dióxido de enxofre.

Mais  uma solução simples, mas eficiente, pode mudar completamente essa realidade: transformar a borracha dos pneus em asfalto.

Conhecido como asfalto borracha, a tecnologia já existe no Estados Unidos, na Europa e em Portugal desde 1960, mas por conta de problemas com patentes só começou a ser visto aqui no Brasil em 2001.

Para a produção de cada quilômetro do asfalto ecológico são necessários 600 pneus, com um custo 30% maior. Mas os benefícios são maiores! Melhoria das propriedades do asfalto comum, aumentando a durabilidade do pavimento em até 40%. Além da resistência e diminuição de custos de manutenção, a adição da borracha aumenta a aderência, o que ajuda a evitar derrapagens e reduz o spray causado pelos pneus em dias de chuva, garantindo estradas mais seguras.

A inovação também passa pelo Grupo Pioneiro de Treze Tílias.

De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito Brasileiro (DENATRAN), anualmente, são descartados no Brasil mais de 163 milhões de pneus inservíveis. Esses, por serem compostos de metais pesados, são nocivos para a saúde e o meio ambiente. Além disso, estima-se que o pneu leve pelo menos 600 anos para se decompor na natureza. A única forma de corrigir esse problema é através da reciclagem.

Tendo como visão a sustentabilidade, desde 2016 a planta de pirólise da Pioneiro Ecometais transforma pneus inservíveis em novos produtos. Através do sistema de conversão térmica de decomposição dos hidrocarbonetos presentes na borracha, são produzidos derivados como o óleo de pirólise, negro de fumo, aço e o gás combustível, se m a emissão de gases tóxicos ou resíduos para o meio ambiente.

Os produtos resultantes do processo de pirólise, substituem insumos obtidos de fontes fósseis não renováveis como o óleo de xisto, o carvão coque e o cavaco de ferro, e são utilizados em outros processos da empresa. Para completar, todo o efluente líquido gerado nos processos da Pirólise são direcionados para a estação de tratamento de efluente, no qual a água recuperada retorna ao processo industrial. Dessa forma mantém-se um ciclo fechado de reúso, sem descarte de resíduos ao meio ambiente.

Até o 1º semestre de 2018, a Pioneiro Ecometais reciclou 6000 toneladas de pneus inservíveis, correspondendo a mais de 120.000 pneus retirados do meio ambiente, proporcionando 2 milhões de litros de óleo, quase 3 mil toneladas de carvão e 1800 toneladas de aço.

A preocupação e o compromisso com o meio ambiente foram reconhecidos na 20º Edição do Prêmio Fritz Müller, no qual a empresa foi vencedora da categoria Reciclagem. Concedido anualmente, esse é o principal reconhecimento ambiental do estado de Santa Catarina.

Atendendo todas as legislações vigentes, a empresa atua diretamente no desenvolvimento local, por meio de campanhas de conscientização em parcerias com as escolas, projetos de estágio aberto à comunidade e instituições de ensino, programa de visitação Portas Abertas, além de parceria com empresas da região para captação de baterias e pneus inservíveis para reciclagem.

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