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Treze Tílias Nereo Lopes de Lima: Turbulência na Escola

Nereo Lopes de Lima: Turbulência na Escola


Hoje é dia mundial do fusca. O início de sua fabricação foi em 22 de junho de 1.959. O fusca, o simpático carrinho com design inconfundível, em formato de besouro, foi o modelo mais vendido do país por 23 anos seguidos — de 1959 a 1982.
Dia do aeroviário.
Em 1527, morre Nicolau Maquiavel, o autor de O Príncipe, o texto que consagra o nascimento do estado moderno;
Em 1633, a congregação para a doutrina da fé em Roma obriga Galileo Galilei a negar que viu o sol no meio do universo;
Em 1874, é inaugurado o telégrafo submarino ligando o Brasil à Europa;
O papel das atividades extracurriculares, é de grande valor para que o ambiente escolar seja como uma segunda casa para os alunos. Assim, eles contam com uma maneira de desenvolver suas competências fora da sala de aula e ainda têm acesso a todo o aspecto social que os trabalhos em grupo oferecem.
A cultura da paz é uma construção coletiva e envolve não apenas medidas de ordem prática e preventiva, mas também, e sobretudo de ordem ética, moral e espiritual. Destarte a difusão de princípios, valores e condutas à construção da cidadania são imprescindíveis.
A cultura da paz começa em casa, se estende às escolas e se reflete no conjunto da sociedade.
A Paz é de todos ou não será de ninguém! Em contrassenso a violência vem aumentando, inclusive nas unidades escolares, provocando angústias, medo e insegurança para a sociedade.
Diariamente somos bombardeados por uma avalanche de informação. Muitas falsas e mentirosas. Outras verdadeiras, mas violentas. Exemplo : No RJ traficantes, o crime organizado e as milícias, criminosos também, porque agem fora da lei, estão expulsando fiéis das igrejas e constantemente impedem o funcionamento das escolas
Essas notícias, só nos angustiam. Somos impotentes nesses casos.
A nossa verdadeira preocupação, está no nosso meio. SC e o Brasil, ficaram assombrados com os ataques nas creches de Saudades e Blumenau, com a ação de criminosos, que causou mortes de professores e crianças inocentes.
A reação do poder público e sociedade organizada, reagiu, fortalecendo o sistema de segurança nas escolas, o que deve ser aperfeiçoado.
Protocolo de Segurança (PSE) é oferecer à comunidade escolar ferramentas que instrumentalizam um ambiente de paz e segurança, tanto no aspecto preventivo quanto reativo às ameaças presentes na vida em Sociedade.
Recentemente numa escola de Treze Tílias, uma mãe revoltada com briga de seu filho com um coleguinha, de forma inusitada, invadiu o recinto da escola e agrediu fisicamente a criança, agente do desentendimento com seu filho.
Essa senhora, cujo nome, em respeito à ela sua família não divulgamos, cometeu vários delitos.
Desrespeito ou ambiente escolar, invadindo-o de forma violenta, cometeu o crime de agressão a menor indefeso, tumultuou o recinto, provocou barraco, público, deu mau exemplo para todos. Além disso transmitiu a seu filho, a noção de fazer justiça com as próprias mãos. Agiu com emoção, não com a razão, transmitindo a seu filho esse conceito desvirtuado.
Deveria ser presa em flagrante, e encaminhada à delegacia para botim de ocorrência e ao ministério público, para responder por seus atos.
Nesse episódio, o conselho tutelar deveria entrar em ação, não para acusar alguém ou encontrar culpados, mas promover o diálogo entre as famílias dos menores envolvidos e tentar reaproximar as crianças, para ambiente de paz.
Essa senhora despertou também no setor de segurança da escola, a necessidade de fortalecer a prevenção não só contra bandidos diabólicos externos, monstros com mentes deturpadas, mas também contra alguns pais e mães com desequilíbrio emocional, que colocam em risco a paz na escola.
Cultura da paz É definida como um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados no respeito pleno à vida e na promoção dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, propiciando o fomento da paz entre as pessoas, os grupos e as nações (ONU, 1999), podendo assumir-se como estratégia política para a transformação da realidade social.
Conflitos Originam-se da diferença de interesses, desejos, valores e aspirações evidenciados no convívio com a diversidade social
Alto grau de conflito familiar; necessidade de autoafirmação; fracasso acadêmico e baixo compromisso escolar; baixa autoestima; pressão do ambiente – influência de parentes e amigos; identificação com o grupo; curiosidade em conhecer os efeitos das drogas.
A tolerância é uma atitude fundamental para quem vive em sociedade. Uma pessoa tolerante normalmente aceita opiniões ou comportamentos diferentes daqueles estabelecidos pelo seu meio social. Este tipo de tolerância é denominada "tolerância social".
A convivência social de pertencer à escola torna-se a base para as crianças assumirem papéis sociais e responsabilidades futuras.

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