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Oeste Catarinense BRF investe em tecnologia satelital para mapeamento de lavouras no Brasil

BRF investe em tecnologia satelital para mapeamento de lavouras no Brasil

Iniciativa visa garantir cadeia de fornecimento de grãos cada vez mais eficiente e sustentável 

 

São Paulo, outubro de 2022 – A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, está investindo em tecnologia de inteligência territorial com o objetivo de fortalecer seu compromisso de mapear a procedência de 100% dos grãos provenientes dos biomas Amazônia e Cerrado até 2025.  

Em parceria com uma empresa de inteligência territorial, o projeto de monitoramento de lavouras da BRF conta com banco de dados geográficos, visão espacial e rastreabilidade de territórios, impactando positivamente o negócio da Companhia no que se refere ao fornecimento de grãos. Com essa tecnologia, a BRF monitora mais de 7 milhões de hectares de lavoura em sete estados brasileiros (MT, GO, MG, MS, PR, SC e RS). 

 

“Conseguimos trazer mais eficiência à nossa atuação comercial. É possível, por exemplo, direcionar as visitas e o acompanhamento das lavouras que apresentam maiores índices de risco de quebra. Até o presente momento conseguimos monitorar 2 mil contratos com base em risco de quebra e de não entrega do produto, o que representa um volume de mais de um milhão de toneladas de grãos monitorados”, explica Gilson Ross, diretor de Operações e Compras de Commodities da BRF. 

 

A plataforma tecnológica é baseada em um algoritmo matemático de previsão de quebra de safra, que leva em conta um histórico de mais de 30 anos de dados edafoclimáticos (condições de solo e clima), permite a análise de fatores como: uso do solo e base de identificação de cultura; precipitação acumulada e estimada de chuvas; temperatura média ocorrida; temperatura média estimada e data de plantio detectada via satélite. 

 

Otimização logística inteligente

 

O projeto conta também um modelo matemático de mais de 8 mil variáveis, que cruza restrições de negócios – como os volumes de consumo e os estoques mínimos das unidades, capacidades de armazenagem, expedição e recebimento das mesmas - e contratos de compra com dados de mercado. Com isso, é possível otimizar e sugerir as melhores decisões para minimização de custos no suprimento das fábricas de rações, auxiliando no planejamento e na logística de recebimento e transferência de grãos da Companhia. 

 

Com base nesse sistema a BRF apresentou, apenas nas primeiras semanas de uso em setembro desse ano, um potencial de economia de R$ 3,5 milhões através de uma nova ordenação de contratos e transferências dos insumos entre unidades de grãos. O modelo possibilita também uma mensuração periódica. 

 

Ainda, segundo Gilson Ross, além de um potencial significativo de eficiência no campo mês a mês, por meio da plataforma, são geradas mais de 80 mil análises socioambientais dos territórios de originação da Companhia, contribuindo com a sustentabilidade da operação. “Em pouco mais de um ano da execução desse projeto, já contamos com cerca de 90% de rastreabilidade de grãos de fornecedores diretos na Amazônia e Cerrado, que é o foco do nosso compromisso, além de expandirmos a rastreabilidade para mais de 90% nos demais biomas onde atuamos”, diz. 

 

Em sintonia com sua jornada de Commodities 4.0, a BRF investiu, somente no ano passado, R$ 10 milhões na atualização de plataformas existentes e implementação de novas tecnologias voltadas à eficiência territorial das compras e à garantia da rastreabilidade de grãos, que permitem o monitoramento integrado da cadeia de commodities. 

 

Sobre a BRF    

 

Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF, está presente em 127 países. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos - para pessoas e seus pets em todo o mundo - por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy, a Companhia pauta suas ações nos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade. A empresa baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para cerca de seus 100 mil colaboradores no mundo, mais de 300 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.    

Imagem de Fernando Augusto por Pixabay 

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