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Brasil Nereo Lopes de Lima: Modal Ferroviário

Nereo Lopes de Lima: Modal Ferroviário

Comemora-se nesta quinta-feira, 15 de setembro, o Dia de Nossa Senhora das Dores, também conhecida como Mater Dolorosa (Mãe Dolorosa). Este é um dos títulos que a Virgem Maria recebeu, referindo-se às sete dores que ela sofreu ao longo de sua vida terrestre, em especial na Paixão de Cristo.
O culto a Nossa Senhora das Dores iniciou-se no ano 1221 no Mosteiro de Schönau, na Alemanha. Já a festa de Nossa Senhora das Dores começou em Florença, na Itália, no ano de 1239 através da Ordem dos Servos de Maria.
O Dia do Cliente é comemorado anualmente em 15 de setembro no Brasil.
A data foi criada para homenagear os clientes e estreitar as relações entre o comércio e os consumidores.

1928 - O cientista Alexander Fleming anunciou a descoberta da penicilina.

Além do novo Marco Legal das Ferrovias, que foi sancionado em dezembro e promete trazer grandes avanços ao segmento, o ciclo registrou 35 novas autorizações que, somadas, adicionarão cerca de 9 mil quilômetros de novas ferrovias no país.
o secretário nacional de transportes terrestres, Marcello Costa, informou que os projetos de atualização do segmento permitirão que o modal ferroviário chegue aos 45% na matriz de transportes em 15 anos, um importante aumento ante os 20% atuais.
O Ferrogrão, como é conhecido popularmente, é nada menos que o maior projeto ferroviário do país. Por isso, o Ministério da Infraestrutura pretende trabalhar bastante para destravar este projeto ainda em 2022. Esse novo corredor ferroviário pretende fazer uma ligação direta entre Sinop, Mato Grosso, e Itaituba, Pará. O projeto possui, ao todo, 933 km de extensão e é um dos grandes alvos dos setores público e privado para este ano.


Uma composição ferroviária composta por 120 vagões, por exemplo, transporta o equivalente a 368 caminhões graneleiros. Em 2020, somente 2,88% das emissões de CO² no transporte terrestres foram originados pelo modal ferroviário.


Para debater o uso da velha ferrovia São Paulo/Rio Grande, a Associação regional de Engenheiros e Arquitetos de Videira (AREAVID), a Associação Empresarial de Videira (ACIAV) e o Instituto Caminho Rio do Peixe, com patrocínio do CREA/SC promovem no próximo dia 19 de setembro, as 19h, no Auditório da UNOESC a palestra: “Caminho Rio do Peixe: um novo olhar sobre o antigo traçado da ferrovia”.
O presidente da AREAVID, engenheiro mecânico Jefferson Francio explica que a palestra será voltada para conhecimento de engenheiros e arquitetos associados, além da comunidade em geral, contemplando aspectos técnicos construtivos da Ferrovia São Paulo – Rio Grande, viabilidade do transporte ferroviário e o novo uso que está sendo proposto pelo Instituto Caminhos do Rio do Peixe, por meio do Projeto Caminhos Rio do Peixe.

O projeto foi elaborado pelo arquiteto videirense, Artur Brandalise Neto, que também é autor dos projetos do Parque Rio do Peixe e Eixo Cultural de Videira, prevê a revitalização do antigo traçado da ferrovia, no trecho que corta o estado de Santa Catarina, de norte a sul, com uma extensão de 372 km.


Em dezembro de 2021 o ministério da infraestrutura assinou autorização para a construção de 9 projetos de ferrovias em todo o Brasil, entre eles a ferrovia que vai ligar o oeste catarinense ao sudoeste do PR, Chapecó a Cascavel. A empresa Ferroeste, aceitou a construir a ferrovia de pelo menos 286 km de trilhos, com investimento de pelo menos 6 bilhões de reais. Tudo isso por conta do marco legal das ferrovias, que agora teve o programa pró-trilhos, um programa para aumentar a malha ferroviária federal, com investimentos da iniciativa privada.


O anteprojeto foi elaborado propondo novos usos: caminhada, ciclismo, trem turístico e ao cortar os centros urbanos parques lineares para lazer e mobilidade urbana.
É bom que o Brasil entre nos trilhos.

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