Coordenadora destaca Ações do CRAS de Água Doce - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Água Doce Coordenadora destaca Ações do CRAS de Água Doce

Coordenadora destaca Ações do CRAS de Água Doce

Tânia Caron dos Santos, Coordenadora do CRAS e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Água Doce, concedeu entrevista à Tropical FM destacando as ações do Centro de Referência em Assistência Social do município.

Conforme ela o maior desafio, atualmente, é viabilizar condições para desenvolvimento humano, com atendimento às famílias e ações de prevenção.

No dia-a-dia, elencou Tânia, são muitos desafios na atuação, como casos de média e alta complexidade, que são realidade em municípios pequenos, onde o único instrumento para atuar é o CRAS. Nesse sentido a Coordenadora do CRAS destaca o trabalho e o esforço de toda a equipe do município para atender a demanda de atendimentos familiares e de direitos violados, e ainda atuar na prevenção.

Tânia esclarece que o trabalho é desenvolvido em conjunto com os órgãos de proteção como as Polícias Civil, Militar e Conselho Tutelar que efetuam as abordagens. Já o acompanhamento das famílias é feito pela equipe técnica multidisciplinar do CRAS com psicóloga e assistente social.

Uma reivindicação da maioria dos municípios, e, inclusive, em nível nacional, é o repasse de um por cento dos recursos do FPM, já que atualmente os recursos, em sua grande maioria, ou seja, 80 ou 90 por cento, são próprios. Não existe um aporte grande de recursos, destacou ela.

Tânia pontua que um grande progresso feito no ano de 2021 para 2022 foi a estruturação de novos espaços de atendimento do CRAS, e a criação do Centro de Atendimento ao Cidadão, o CEAC. No espaço foram unificados os serviços de SINE, Procon, e Confecções de Carteiras de Identidade.

Ela destaca ainda o trabalho realizado com o público da Terceira idade, cujos encontros foram retomados após a pandemia. Ela pontuou que, além de ações de matinés e outros eventos, que tem continuidade, à exemplo do dia 20 de agosto, que já tem matiné programado para comunidade de São Judas, também foram implementadas rodas de conversas.

Outra ação do CRAS foi a criação de encontros culturais, que já foram realizados em abril e agora durante as festividades do município, com encontros intersetoriais. A intenção, assinala Tânia Caron dos Santos, é diversificar as ações para que todas as pessoas se sintam inseridas.

 

Imagem de Use at your Ease  por Pixabay 

Veja as mais acessadas