Economia
Postado em: 19/11/2021 08:11
Brasil Consumidor brasileiro se mantém cauteloso, aponta Índice Nacional de Confiança da ACSP
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Pesquisa nacional da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mede humor dos brasileiros sobre o consumo
São Paulo, 19 de novembro de 2021 - Ainda em patamar pessimista, a confiança do consumidor brasileiro se mostrou estável. É o que aponta o Índice Nacional de Confiança (INC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que apontou 73 pontos em novembro.
A pesquisa é medida de 0 a 200 pontos e afere a percepção da população sobre sua condição financeira atual e as expectativas em relação à situação futura, afetando o comportamento destas pessoas na hora da compra. Neste mês 1.657 pessoas foram entrevistadas em todo o território nacional.
O economista Ulisses Ruiz de Gamboa explica que o indicador está em curva ascendente desde maio deste ano, quando registrava 66 pontos. As altas apresentadas têm sido progressivas.
A vacinação, as medidas de flexibilização, o aumento da ocupação formal e informal, a extensão do funcionamento do horário dos estabelecimentos comerciais e o fim das restrições são os fatores que contribuíram para a melhora gradual do humor dos consumidores.
"O consumidor brasileiro ainda se mantém cauteloso. Aos poucos observamos também um aumento relativo da segurança com o emprego", comentou Ruiz de Gamboa.
Regiões
O Índice Nacional de Confiança ouviu pessoas de todas as regiões do Brasil. A menos pessimista é a Centro-oeste, com 84 pontos. Norte, Sudeste e Sul registraram respectivamente 83, 77 e 66 pontos. O Nordeste é o mais pessimista com 63 pontos.
Classes sociais
Entre as classes sociais, A e B se mostram um pouco mais confiantes que a classe C, 81 e 79 pontos respectivamente, enquanto as classes D e E atingiram 51 pontos.
"Há boas perspectivas sobre o futuro, o que sinaliza uma pré-condição para a retomada da jornada do consumo", emendou.
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