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Brasil Consumidor brasileiro se mantém cauteloso, aponta Índice Nacional de Confiança da ACSP

Consumidor brasileiro se mantém cauteloso, aponta Índice Nacional de Confiança da ACSP
Pesquisa nacional da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mede humor dos brasileiros sobre o consumo

São Paulo, 19 de novembro de 2021 - Ainda em patamar pessimista, a confiança do consumidor brasileiro se mostrou estável. É o que aponta o Índice Nacional de Confiança (INC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que apontou 73 pontos em novembro.

A pesquisa é medida de 0 a 200 pontos e afere a percepção da população sobre sua condição financeira atual e as expectativas em relação à situação futura, afetando o comportamento destas pessoas na hora da compra. Neste mês 1.657 pessoas foram entrevistadas em todo o território nacional.

O economista Ulisses Ruiz de Gamboa explica que o indicador está em curva ascendente desde maio deste ano, quando registrava 66 pontos. As altas apresentadas têm sido progressivas.

A vacinação, as medidas de flexibilização, o aumento da ocupação formal e informal, a extensão do funcionamento do horário dos estabelecimentos comerciais e o fim das restrições são os fatores que contribuíram para a melhora gradual do humor dos consumidores.

"O consumidor brasileiro ainda se mantém cauteloso. Aos poucos observamos também um aumento relativo da segurança com o emprego", comentou Ruiz de Gamboa.

Regiões

O Índice Nacional de Confiança ouviu pessoas de todas as regiões do Brasil. A menos pessimista é a Centro-oeste, com 84 pontos. Norte, Sudeste e Sul registraram respectivamente 83, 77 e 66 pontos. O Nordeste é o mais pessimista com 63 pontos.

Classes sociais

Entre as classes sociais, A e B se mostram um pouco mais confiantes que a classe C, 81 e 79 pontos respectivamente, enquanto as classes D e E atingiram 51 pontos.

"Há boas perspectivas sobre o futuro, o que sinaliza uma pré-condição para a retomada da jornada do consumo", emendou.


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