Empresário Trezetiliense recebeu a Ordem do Mérito Industrial da FIESC. - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Treze Tílias Empresário Trezetiliense recebeu a Ordem do Mérito Industrial da FIESC.

Empresário Trezetiliense recebeu a Ordem do Mérito Industrial da FIESC.

A Federação das Indústrias (FIESC) entregou a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina dos anos de 2020 e 2021, durante solenidade, na sexta-feira, dia 22 de outubro, em Florianópolis.

Entre os Foram homenageados 7 industriais, entre eles, Sirivaldo José Barbieri da Pioneiro Baterias, de Treze Tílias.

A cerimônia contou com a presença de lideranças industriais e políticas do estado.

Em seu discurso, o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, disse que os homenageados são exemplos incontestáveis do diferencial cultural do empresário catarinense.

Disse que foi assim que Santa Catarina criou as bases que sustentam uma indústria pujante que, por sua vez, explica a nossa economia equilibrada, com tantos indicadores acima da média nacional, como emprego, crescimento, longevidade, entre outros.

Ele também chamou a atenção para os impactos do Custo Brasil na economia.
Afirmou que o excesso de burocracia e a complexidade de nossa legislação elevam o custo das empresas, que precisam manter grandes estruturas apenas para atender as obrigações normativas.

Destacou que são inúmeros funcionários dedicados a atividades que não geram valor, agregando custos e reduzindo a competitividade”, declarou.

Aguiar defendeu ainda a realização das reformas estruturantes.

Criada em 2000, a Ordem do Mérito Industrial de SC reconhece, anualmente, personalidades ou organizações que tenham contribuído para o desenvolvimento da indústria.

 

Sirivaldo José Barbieri, nascido em 1960, passou a infância no interior de Treze Tílias. Mudou-se para a cidade em 1978 quando começou a trabalhar num posto de combustível como frentista, lavador e borracheiro chegando à gerência.

Sua história no empreendedorismo se iniciou em 1988 quando alugou três postos de combustíveis no Paraná. Em 1993, ele retornou para Treze Tílias e assumiu a direção da empresa da família, a Pioneiro Baterias, que começou de forma curiosa: um dos irmãos Barbieri trocou um carro Opala 1979 por uma oficina de reforma de acumuladores elétricos. Como a oficina fabricava 150 baterias por mês e não conseguia vender toda a produção na cidade, começou a expandir o negócio para Videira e Tangará. E assim foi crescendo e ganhando mercado.

Hoje, a Pioneiro, nome que homenageia os pioneiros austríacos que colonizaram Treze Tílias, vende para todo o Brasil e países da América Latina. Atualmente, o Grupo Pioneiro Industrial é composto pela Baterias Pioneiro (produz acumuladores elétricos), Pioneiro Ecometais (produz ligas de chumbo a partir da reciclagem de baterias), Pioneiro Escapamentos (produz sistemas de exaustão), Pioneiro Pirólise (planta de reciclagem de pneus) e Dos Alpes Alimentos (dona das marcas Incotril e Tempero do Sul).

Sirivaldo e a família também têm forte atuação nas questões comunitárias da região, por meio do Rotary Club e do Consulado Austríaco de Treze Tílias.

 

 

 

Crédito das imagens: Filipe Scotti/ FIESC

Galeria de Imagens

Veja as mais acessadas