Secretária de Saúde de Arroio Trinta detalha ações alusivas ao outubro Rosa - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Arroio Trinta Secretária de Saúde de Arroio Trinta detalha ações alusivas ao outubro Rosa

Secretária de Saúde de Arroio Trinta detalha ações alusivas ao outubro Rosa

Conforme a titular da Pasta da Saúde de Arroio Trinta, Juliana Serighelli, o trabalho durante o período é focado na conscientização para a prevenção tanto do câncer de mama, quanto do câncer de colo uterino.

A Secretária pontua que o objetivo é proporcionar aos pacientes maior acesso aos serviços de diagnóstico, visando contribuir para a redução da mortalidade em virtude dessas doenças, que são consideradas as campeãs de morte entre mulheres.

Juliana destaca que o câncer de mama pode ser detectado já nas fases iniciais, se a mulher conhecer o seu corpo, e souber fazer o autoexame. Ela pontua que a maioria das mulheres que procuram atendimento nesse sentido descobriram alterações importantes através do autoexame.

A Secretária de Saúde de Arroio Trinta pontua que as mulheres, em qualquer idade, ou fase da vida que façam o autoexame, e, no caso de qualquer alteração, busquem atendimento na Unidade de Saúde.

Juliana Serighelli acrescenta que também estão sendo viabilizados exames de mamografia para as mulheres que já haviam solicitado previamente.

Já com relação ao câncer de colo de útero, explica Juliana, a recomendação do Ministério da Saúde é de que todas as mulheres de 50 a 69 anos façam, além da mamografia, a cada dois anos, o Papanicolau, que é um exame considerado preventivo.

O exame ginecológico preventivo também é considerado a principal forma de detecção de lesões de colo de útero que podem vir a se desenvolver em uma doença grave, como o câncer.

Juliana Serighelli acrescenta ainda que além de todos os exames de rotina e preventivos, é importante manter uma alimentação saudável e equilibrada, praticando atividades físicas, não fumar ou beber, que são cuidados que se configuram na prevenção de várias doenças, inclusive o câncer.

A secretária de Saúde de Arroio Trinta assinalou que o trabalho é intensificado em outubro, no entanto a rotina de cuidados e os atendimentos são efetuados o ano todo.

 

 

 

Veja as mais acessadas