Chegada dos Imigrantes Austríacos a Treze Tílias completa 88 anos hoje - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Treze Tílias Chegada dos Imigrantes Austríacos a Treze Tílias completa 88 anos hoje

Chegada dos Imigrantes Austríacos a Treze Tílias completa 88 anos hoje

No dia 13 de outubro de 1933, o ex-ministro da Agricultura da Áustria, Andreas Thaler, chegava em Treze Tílias, junto com o primeiro grupo de imigrantes que haviam escolhido a localidade, como sua nova terra. 

Na época, a Áustria enfrentava problemas econômicos e buscava soluções para minimizar o sofrimento de sua população que estava em meio a uma crise generalizada. 

No dia 28 de setembro, o navio Principessa Maria chegou ao Porto do Rio de Janeiro trazendo os 85 imigrantes austríacos, dos quais 83 seguiram em direção ao Meio Oeste de Santa Catarina, onde fundariam a colônia de Treze Tílias.

A imigração aconteceu principalmente entre os anos de 1933 e 1937, com pessoas vindas em sua maioria dos estados do Tirol, Vorarlberg e Alta Áustria.

A colônia recebeu também pessoas de outros estados da Áustria e ainda austríacos do Tirol do Sul, região que pertenceu a Áustria entre 1363 e 1918 e que após a 1º Guerra Mundial foi anexada ao território italiano.

Nos 88 anos de história, a cultura austríaca sempre se manteve presente, através da língua alemã e seus dialetos austríacos, da dança, da música, dos trajes típicos, da arquitetura e da gastronomia da cidade.

Além de fazer parte do dia a dia da cidade, essas características tornaram o município de Treze Tílias um pólo turístico reconhecido como o Tirol Brasileiro.

Para valorizar e reconhecer o legado deixado pelos imigrantes na manhã de hoje foi celebrada e transmitida pela Rádio tropical FM, a tradicional missa em honra aos imigrantes. 

Para marcar a data, o prefeito Rudi Ohlweiler, deixou uma mensagem na página oficial da prefeitura na Facebook. Na mensagem o prefeito faz uma homenagem para todos os trezetilienses, em especial aos imigrantes, que segundo o prefeito, corajosamente deixaram sua terra natal em busca de uma nova vida, construindo um novo lar, através de muito trabalho e dedicação, transformando Treze Tílias, no Tirol Brasileiro, mantendo a cultura, tradição e costumes vivos.

 

 

 

Veja as mais acessadas