Moinho Velosense é tombado como Patrimônio Estadual - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Salto Veloso Moinho Velosense é tombado como Patrimônio Estadual

Moinho Velosense é tombado como Patrimônio Estadual

 O reconhecimento do valor cultural da edificação velosense, se deu através do ato do Tombamento Estadual, publicado nesta terça-feira, dia 20 julho de 2021, pela Portaria 45/2021.

 O ato demonstra o interesse público do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Fundação Catarinense de Cultura, na preservação deste patrimônio e reforça sua importância não apenas para o município de Salto Veloso, mas para o estado de Santa Catarina.

 Conforme Célia de Bortoli, Diretora de Cultura do município de Salto Veloso, o processo de tombamento foi iniciado a pedido do Conselho Municipal de Política Cultural de Salto Veloso em 2019 e contou com o apoio da Prefeitura Municipal, do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL e com a anuência dos proprietários.

 Ela detalha que, a partir do momento que um imóvel é tombado, são criadas obrigações para os proprietários, poder público e sociedade em geral de mantê-lo e conservá-lo.

  O Poder Executivo de Salto Veloso afirmou estar ciente da importância do imóvel e de sua obrigação de salvaguardar este patrimônio, e está negociando a aquisição do Moinho.

 Conforme a administração de Salto Veloso, a aquisição do Moinho configura-se como uma etapa fundamental, pois só então será possível, junto com a comunidade, elaborar um projeto de restauração e requalificação que garantirá o acesso de todos a este patrimônio histórico material.

 O Moinho Velosense nasceu de um projeto econômico, pois está ligado à construção de uma usina hidrelétrica que explorou o potencial do Salto do Rio Veloso para a geração de energia para a vila.

 O funcionamento do Moinho melhorou as condições de trabalho na produção e beneficiamento do milho, trigo e arroz atendendo a demanda local e regional.

 A restauração do Moinho Velosense articula as três dimensões da cultura presentes no Plano Nacional de Cultura: a Dimensão Simbólica ao preservar as memórias, a Dimensão Cidadã ao promover o acesso e a Dimensão Econômica que foi a vocação inicial do imóvel, pois pode se tornar um rentável empreendimento de importância local e regional e contribuir para a promoção do turismo.

 O Moinho, localizado no centro de Salto Veloso, edificado em 1949, desperta memórias que influenciam na identidade individual e coletiva de velosenses e catarinenses, pois seu nome carrega o gentílico que indica a formação cabocla do município.  Sua idealização faz referência ao processo de colonização europeia no estado e consequentemente, comunica a diversidade cultural e os fatos históricos que afetaram essa região de Santa Catarina como a Guerra do Contestado.

 

 

Galeria de Imagens

Veja as mais acessadas