PCSC alerta - Clonagem do WhatsApp - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Dicas Tropical PCSC alerta - Clonagem do WhatsApp

PCSC alerta - Clonagem do WhatsApp

CLONAGEM DO WHATSAPP

Os criminosos possuem diversas formas de obter o número de telefone das vítimas, mas o mais usual é que seja retirado de anúncios em plataformas de sites de compras ou anúncios públicos em redes sociais.

O golpista se passa por funcionário da plataforma de anúncio e, sob o pretexto de corrigir uma duplicidade no anúncio com valores diferentes, ou mesmo ativar o anúncio, solicita à vítima para que informe seus dados pessoais (nome, RG, CPF, endereço) e um código de 6 dígitos que receberá no telefone.

Esse código, na verdade, é uma verificação do WhatsApp, ou seja, a partir do fornecimento dessa chave o golpista desviará o WhatsApp da vítima para o aplicativo dele. Nesse caso a vítima perde o acesso ao aplicativo de mensagens.

A partir disso o criminoso se passa pela vítima e, alegando algum problema na conta ou com cartão de crédito bloqueado solicita dinheiro emprestado se comprometendo a pagar no dia seguinte. O parente ou amigo da vítima, acreditando estar falando com a pessoa de sua confiança, acaba transferindo o dinheiro para a conta bancária informada, e assim se torna também vítima do golpe.

Como prevenir?

- Habilite a “confirmação em duas etapas” no aplicativo WhatsApp. Para isso, dentro do seu aplicativo clique em “configurações/ajustes” e depois clique em “conta”, escolha a opção “confirmação em duas etapas” e habilite a senha de 6 dígitos numéricos. Isso impede que golpistas façam a clonagem do WhatsApp.

Esse código numérico é uma senha, portanto não envie para ninguém.

O que fazer?

Caso tenha enviado o código recebido por torpedo SMS e caído no golpe, encaminhe um e-mail para: support@whatsapp.com pedindo a desativação temporária de sua conta do WhatsApp.

Posteriormente, após receber o e-mail do WhatsApp no prazo de 30 dias, configure-o novamente com o seu número de celular.

Caso você receba uma mensagem de algum amigo ou parente solicitando empréstimo em dinheiro, ou depósito de algum valor em uma determinada conta, verifique com cautela a veracidade desta solicitação. E, caso seja verdade, antes de qualquer confirmação de depósito, verifique o destinatário (nome, CPF, agência bancária).

 

Imagem de Webster2703 por Pixabay 

Veja as mais acessadas