Alunos do Cemi recebem óculos por meio de parceria com o Lions Clube de Iomerê - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Iomerê Alunos do Cemi recebem óculos por meio de parceria com o Lions Clube de Iomerê

Alunos do Cemi recebem óculos por meio de parceria com o Lions Clube de Iomerê

A coordenadora pedagógica do Centro Educacional Municipal de Iomerê (Cemi), Marinez Zago, explica que o projeto de Acuidade Visual surgiu há 10 anos, quando os professores começaram a perceber que muitos alunos tinham dificuldade de visão, e isso interferia no desempenho escolar.

Todos os alunos do 1º ao 9º ano passam por testes anualmente, a fim de identificar algum problema de visão.

A primeira triagem é feita pela própria escola, depois pelo Lions Clube que possui um aparelho específico para mais uma etapa de testes. Aqueles que apresentarem alguma anormalidade, são encaminhados para consultas oftalmológicas.

Quando a família do aluno não tem condições de pagar a consulta, ou mesmo o óculos, o Lions Clube faz a doação.

Marinez pontua que neste ano foram 8 crianças diagnosticadas com problemas de visão e encaminhadas ao oftalmologista, das quais 7 precisaram usar óculos.

O presidente do Lions Clube de Iomerê, Luciano Molon, explica que a entidade faz o acompanhamento das crianças anualmente. O Lions também continua custeando as consultas ou trocas de óculos para aquelas crianças cujas famílias não tenham condições financeiras.

Desde o começo do programa, cerca de 80 crianças já foram beneficiadas. Os problemas mais comuns são miopia, astigmatismo e hipermetropia.

A orientadora educacional pontua que o programa é muito importante, e já melhorou a qualidade de vida e mesmo o desempenho escolar de muitas crianças.

Marinez pontua que em alguns alunos, a diferença é gritante, porque quando existe um problema de visão, muitas vezes a criança não quer ler em sala de aula, fica tímida, lado emocional é afetado pois não consegue escrever ou copiar do quadro. Com os óculos, a qualidade de vida melhora muito.

O dinheiro utilizado para custear o programa é oriundo de campanhas desenvolvidas pelo Lions, como brechós e jantar da visão.

Veja as mais acessadas