Ferramenta de análise dinamizada vai agilizar os dados de verificação do CAR pelos estados - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Oeste Catarinense Ferramenta de análise dinamizada vai agilizar os dados de verificação do CAR pelos estados

Ferramenta de análise dinamizada vai agilizar os dados de verificação do CAR pelos estados

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), lançou nesta quinta-feira (13), o módulo de Análise Dinamizada do CAR. A ferramenta foi desenvolvida pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com a Universidade Federal de Lavras, em conjunto com os estados e vai permitir a análise dos dados declarados no Cadastro Ambiental Rural (CAR) de forma automatizada, por meio de mapeamentos georreferenciados, garantindo agilidade e precisão ao processamento.

O AnalisaCAR, que será disponibilizado aos estados para otimizar a verificação dos dados declarados no CAR, utiliza tecnologias de sensoriamento remoto e pode processar a análise de milhares de cadastros simultaneamente. Com a ferramenta, os estados poderão qualificar a base de dados do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), que já conta com mais de 6 milhões de registros. A ministra Tereza Cristina lembrou que a implementação efetiva do Código Florestal irá contribuir para que o crescimento da produção agrícola ocorra em sinergia com a conservação ambiental. O Amapá será o primeiro estado a ter o sistema implantado. O estado já possui os mapeamentos necessários para a implantação e já participou de capacitações sobre como operar a ferramenta. Até o fim do ano, pelo menos dez estados deverão estar utilizando a ferramenta, que será disponibilizada para todo o país em um prazo de dois anos. 

O diretor de Regularização Ambiental do SFB, João Adrien, explicou que a ferramenta é mais uma à disposição dos estados e produtor rural e não substitui a necessidade de análise manual.A análise dos dados declarados no CAR é fundamental para a implantação efetiva do Código Florestal Brasileiro. Até o momento, com a análise manual feita por equipe técnica, cerca de 3% dos cadastros da base do Sicar passaram por algum tipo de análise. A competência para implantação do Código Florestal é das unidades federativas e cabe ao SFB,  como órgão coordenador da política a nível nacional, dar suporte e buscar meios para dar celeridade a este processo. altere cores e tamanhos apenas quando necessário.

Imagem de StockSnap por Pixabay 

Veja as mais acessadas