Centenária trezetiliense morre aos 103 anos, de causas naturais - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Treze Tílias Centenária trezetiliense morre aos 103 anos, de causas naturais

Centenária trezetiliense morre aos 103 anos, de causas naturais

Faleceu na tarde de hoje, por volta das 17h, de causas naturais, a pioneira trezetiliense Adelina Veronica Tochetto De Ros. Ela completou 103 anos de idade no dia 11 de janeiro deste ano e foi a primeira trezetiliense a receber a vacina contra a Covid 19

Adelina era viúva de Fermino de Rós, líder emancipalista de Treze Tílias, que também foi vereador e vice-prefeito ao longo de sua trajetória política.

Filha de imigrantes Italianos, Adelina Veronica Tochetto De Rôs nasceu no dia 11 de janeiro de 1.918 na comunidade Alfredo Chaves, hoje município de Veranópolis, no Rio Grande do Sul.

Dona Adelina morou com a família até aos 21 anos, quando casou com Fermino de Rós, também descendente de imigrantes italianos.

Depois de morar algum tempo com a família De Rós em Nova Bassano, Rio Grande do Sul, o casal resolveu em 1939 se mudar para a localidade de Papuã, hoje Treze Tílias. 

Com alguns objetos pessoais, um pouco de dinheiro e tendo no colo o filho primogênito Edgar de Rós, de apenas 45 dias, a família iniciou a viagem em uma carroça de bois, seguindo de ônibus até Marcelino Ramos, onde pegaram o trem até Itapuí, hoje Ibicaré. De lá para Treze Tílias, a viagem foi a cavalo.

Ao chegar em Treze Tílias, a família residiu na casa de um irmão de Fermino até construir sua nova residência, onde ainda reside Dona Adelina.

Já instalados, iniciaram o cultivo da terra, para o sustento familiar. Com o passar dos anos, iniciaram a criação de suínos, bovinos, algumas vacas de leite e a produção de trigo, milho, soja, reflorestamento e produção de madeira.

A família também aumentou de um para 7 filhos. Fermino de Rós foi vereador e posteriormente vice-prefeito no mandato de Afonso Dresch. Ele faleceu em 2008.

Além dos 7 filhos, a centenária deixa 15 netos e 20 bisnetos. Em 2018, ela recebeu da Câmara de Vereadores de Treze Tílias o título de Cidadã Honorária de Treze Tílias, momento que contou com a participação e emoção dos familiares.

 

Foto: Arquivo Pessoal

Galeria de Imagens

Veja as mais acessadas