Aparição de gafanhotos 'gigantes' registrado no final de semana - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Santa Catarina Aparição de gafanhotos 'gigantes' registrado no final de semana

Aparição de gafanhotos 'gigantes' registrado no final de semana

No último final de semana (10/04) foi registrado a aparição de diversos gafanhotos 'gigantes', de acordo com especialistas, casos são pontuais. Espécie é nativa do Brasil e não forma nuvens de gafanhotos.

O QUE FAZ COM QUE OS INSETOS APAREÇAM?


De acordo com o professor do curso de Engenharia Florestal da Unipampa, Fernando Felisberto, os gafanhotos em questão são da espécie Tropidacris cristata grandis e são nativos do Brasil. Como o próprio nome diz, é comum que atinja tamanhos considerados grandes para insetos, chegando até a 20 centímetros. É o maior gafanhoto do mundo. 

- Há registro da presença dessa espécie principalmente na região Norte e Nordeste do país. Aqui no Rio Grande do Sul, sabemos que essa espécie também existe, mas sempre viveu escondida. Seu habitat é em matas, arbustos, vegetações, não costuma aparecer muito em ambiente urbano e se alimenta de folhas em geral - explica o professor.

A espécie não forma nuvens, como aquelas registradas na Argentina e que preocuparam agricultores gaúchos no ano passado. Sendo assim, os insetos nasceram na proximidade do local onde foram localizados e não é comum que eles se desloquem em grandes distâncias.

- Não são gafanhotos migratórios. Eles podem sim voar um pouco e se deslocar por distancias menores. Não tem como saber exatamente o motivo do aparecimento atípico desses animais agora, mas é provável que estejam com falta de alimento em seu habitat natural ou alguma perturbação. O clima seco e quente também pode favorecer - analisa.

Segundo o professor, apesar de não serem migratórios e não formarem nuvens, quando há um surto de gafanhotos da espécie, é possível que sejam registrados danos em lavouras, como já aconteceu em outros estados. Até agora, nenhum prejuízos às plantações foi contabilizado por causa da presença desses insetos na região.

 

Fonte: DiárioSM

Galeria de Imagens

Veja as mais acessadas