Público deverá acompanhara sessão da Câmara de àgua Doce de forma online - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Água Doce Público deverá acompanhara sessão da Câmara de àgua Doce de forma online

Público deverá acompanhara sessão da Câmara de àgua Doce de forma online

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Água Doce, publicou ontem (1º) Decreto Legislativo que proíbe a presença de público nas sessões da Câmara de Vereadores.

O motivo é o aumento no número de casos de Covid-19 na região.

As sessões podem ser assistidas ao vivo via Facebook todas as segundas-feiras a partir das 19h.

Paula Cristina Mendes Gatelli, explica que na sessão de ontem foram aprovados por unanimidade de 4 indicações e 2 projetos de lei do Executivo.

O vereador Evandro Carlos Zanatto, solicita que a administração municipal e a Secretaria de Saúde, estudem a possibilidade de promover auxílio financeiro nos custos de diárias, alimentação, estadia e deslocamento, para pessoas comprovadamente carentes ou desprovidas de condições financeiras, que tenham que realizar tratamentos médicos ou hospitalares em outros municípios.

Segundo ele, a medida é importante porque as pessoas comprovadamente carentes ou com poucos recursos financeiros, não dispõem de reservas financeiras para despesas extraordinárias, ou seja, aquelas inesperadas.

Zanatto pontua que o tratamento de saúde na maioria das vezes é uma despesa inesperada e custosa mesmo que pelo SUS, já que a pessoa precisa arcar com os custos de alimentação, deslocamento, estadia, entre outras.

Segundo o vereador, esse apoio é importante para que os pacientes façam o tratamento de forma eficaz e digna.

Outra indicação feita pelo Vereador Evandro Zanatto, pede que a administração estude a possibilidade de isenção ou diminuição do valor do Imposto Territorial Urbano (IPTU), para os munícipes portadores de Câncer, que possuam imóveis em Água Doce.

Segundo ele, a isenção de impostos e outros benefícios para pessoas acometidas pelo câncer é uma realidade legislativa aplicada em todo o país, tanto em tributos Estaduais quanto Federais.

Evandro Zanatto pontua que além de enfrentar a doença, os pacientes ainda lutam com o abalo psicológico e financeiro, o que acaba refletindo também nos familiares e pessoas mais próximas ao paciente.

Outras duas indicações foram apresentadas de forma conjunta pelos vereadores Paula Cristina Mendes Gatelli, Aloir Gonçalves da Conceição, Alex Matheus Piaia, Anilton Tonial e Agenor José Nichetti, também tiveram duas indicações aprovadas na sessão de ontem na Câmara de Vereadores de Água Doce.

Na primeira, eles pedem ao Poder Executivo, que estude a viabilidade de proceder com uma revitalização no Velatório Municipal de Água Doce.

Paula Mendes Gatelli pontua que o espaço físico do velatório municipal é um ambiente público, religioso, de encontro comunitário e vigília. No entanto, acumula em seu interior e entorno a presença de muitas pessoas, e não mais comporta de modo confortável aqueles que utilizam o espaço para velar seus entes queridos.

Além disso, por ser um espaço muito pequeno e construído há muito tempo acaba sendo muito quente no verão, e ao mesmo tempo muito frio e desconfortável no inverno.

As instalações são precárias, e demandam de melhorias para que as famílias que já estão em situação delicada pela perda de um ente querido, possam ter o mínimo de conforto.

Na segunda indicação, os vereadores solicitam ao Executivo a revitalização da Casa da Cultura Maria Imaculada Bruner Beal, localizada no perímetro urbano de Água Doce.

Segundo os vereadores, no espaço interno são desenvolvidas atividades relacionadas com ações sociais, bem como, com projetos culturais, porém, sua estrutura está precária, e para que se ofereça um ambiente com maior segurança e conforto aos usuários, é necessária a realização de uma reforma na edificação já existente.

 

 

Veja as mais acessadas