Médica trezetiliense afirma que aumento dos casos de Covid já era previsto desde o ano passado - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Treze Tílias Médica trezetiliense afirma que aumento dos casos de Covid já era previsto desde o ano passado

Médica trezetiliense  afirma que aumento dos casos de Covid já era previsto desde o ano passado

A afirmação é da médica responsável pelo Centro de Triagem da Covid-19 em Treze Tílias, Franciele De Carli.

Conforme ela, com o aumento de circulação de pessoas no Natal e no Ano Novo, foram fatores determinantes para o aumento na disseminação do vírus.

Franciele explica que a falta de respiradores e leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), preocupa as equipes de saúde, porque o número de pessoas que procuram o atendimento tem crescido muito nas últimas semanas.

Segundo ela, os atendimentos no Centro de Triagem tem aumentado muito nos últimos dias, devido ao aumento dos casos e também de síndromes gripais e resfriados, que ocorrem por conta da mudança de temperatura.

No entanto, alerta a médica, o que tem se percebido é que o vírus chegou na zona rural, e que muitos registros tem ocorrido em agricultores que moram em regiões do centro, ou seja, o vírus foi levado até essas propriedades.

Franciele reiterou que agora é o momento de as pessoas ficarem em casa, não saírem, não passearem na casa uns dos outros, para que a circulação do vírus perca força.

Ela lembra que o Covid pode se manifestar de diversas formas, entre as mais comuns têm sido cansaço, fadiga, dores no corpo, dores de cabeça, febre, tosse seca, diarreia, nariz escorrendo.

Algumas pessoas têm apenas sintomas leves, mas outras, especialmente os idosos requerem cuidados especiais, e muitas vezes hospitalização.

Segundo ela, as pessoas não devem apenas esperar pela vacina, pois esse ainda será um processo demorado e gradual. Por isso, todos devem manter cuidados como usar a máscara corretamente, manter o distanciamento físico, higienizar as mãos com frequência e sempre que possível, ficar em casa.

Caso a pessoa apresente sintomas gripais e tenha alguma dúvida pode entrar em contato com a secretaria de saúde pelo telefone 3537 0950, durante horário de expediente.

 

Veja as mais acessadas