Presidente da Câmara de Treze Tílias sugere decreto de situação de emergência devido aos estragos causados pela cigarrinha - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Treze Tílias Presidente da Câmara de Treze Tílias sugere decreto de situação de emergência devido aos estragos causados pela cigarrinha

Presidente da Câmara de Treze Tílias sugere decreto de situação de emergência devido aos estragos causados pela cigarrinha

O presidente da Câmara de Treze Tílias, Renato de Bastiani, apresentou na sessão de ontem um requerimento no qual solicita que que o Poder Executivo Municipal viabilize estudo detalhado para decretar situação de emergência municipal devido a ocorrência de infestação, especialmente na cultura do milho, pela praga conhecida popularmente como “cigarrinha”.

Conforme ele, os agricultores da região estão registrando muitos prejuízos na safra de milho 2020/2021, por conta da cigarrinha, que tem destruído plantações inteiras e o decreto de situação de emergência pode auxiliar no acesso a políticas públicas.

Ele disse também que vai entrar em contato com câmaras de vereadores da região, para que também estudem a possibilidade do decreto, para então buscar apoio no Governo do Estado.

Antes de ser encaminhado para o poder executivo, o requerimento deve passar por votação, o que deve ocorrer na próxima semana.

Dois projetos da administração municipal permanecem nas comissões. São eles o projeto do Recuperação Fiscal (REFIS) e também o projeto que altera o número de parcelas para pagamento do IPTU.

Renato de Bastiani explica que está tudo certo com os projetos, no entanto, a votação não ocorreu devido à ausência dos vereadores José da Rocha, Ademir Concatto e Cleomar Brandalise, que estão em curso em Brasília durante essa semana.

Os projetos devem ser votados na próxima sessão.

A vereadora Flávia Regina dos Santos também fez uso da palavra para falar sobre a reunião que teve com o prefeito Rudi Ohweiler, onde apresentou os pedidos dos moradores em relação ao trânsito, infraestrutura e alargamento das estradas.

O prefeito manifestou que está em busca de empresas especializadas para uma análise e busca de soluções para as principais demandas na situação do trânsito de Treze Tílias, mas pediu paciência já que é início de gestão e nesse momento o foco principal é o combate à Covid 19.

Os vereadores também destacaram a visita do deputado estadual Ricardo Alba a Treze Tílias, e falaram sobre as demandas apresentadas.

Leocrides Brandalise pediu atenção do deputado à situação das rodovias estaduais da região que estão em situação muito complicada. Além disso, o presidente Renato Debastiani solicitou apoio de Alba para a viabilização de dois trevos, um na rodovia SC 355, próximo à Mecânica Farenzena e outro na SC 465, no acesso à Linha São Roque, onde está localizada a nova fábrica da Bierbaum.

Galeria de Imagens

Veja as mais acessadas