Água Doce – Culturas agrícolas de verão já sofrem com a falta de chuva - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Água Doce Água Doce – Culturas agrícolas de verão já sofrem com a falta de chuva

Água Doce – Culturas agrícolas de verão já sofrem com a falta de chuva

 A análise é do engenheiro agrônomo da Epagri de Àgua Doce, Túlio César Dassi. De acordo com ele, a previsão é que o fenômeno La Niña continue interferindo no clima até março e não mais janeiro como estimado anteriormente.

 Isso significa que as chuvas devem continuar abaixo da média e mal distribuídas. Exemplo disso é o que ocorreu na semana passada, quando havia a expectativa de chuva por conta da umidade vinda da Amazônia ou do Paraguai, mas a massa de ar se deslocou rapidamente e acabou mais ao norte.

 Túlio Dassi destaca que as culturas de verão, como pastagens e milho já estão sofrendo com a falta de umidade, o que afeta o desenvolvimento das plantas.

 Outra preocupação, segundo o agrônomo, é relativa as altas temperaturas, que deixam as plantas mais suscetíveis a pragas. O principal exemplo é a cigarrinha do milho, que em anos anteriores tinha pouca incidência, mas neste ano já foram registrados vários casos

A cigarrinha do milho é uma praga de difícil controle por conta do fácil deslocamento de um cultivar para outro, provocando a reinfestação em lavouras já tratadas. A cigarrinha causa altos prejuízos na produtividade.

Veja as mais acessadas