Treze Tílias – Projeto Esculpindo Talentos é destaque em live do Iphan - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Treze Tílias Treze Tílias – Projeto Esculpindo Talentos é destaque em live do Iphan

Treze Tílias – Projeto Esculpindo Talentos é destaque em live do Iphan

 Na noite deste segunda-feira (21), a Secretária Municipal de Cultura, acompanhada do escultor José Dalla Costa e dos alunos Gustavo Cenci e Esther Karine Doss Carlet, participaram de uma live com o tema: Ciclo de diálogos - Patrimônio Cultural Catarinense: Ações inspiradoras, com a mediação de Liliane Nizzola, Arquiteta e Urbanista Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) Santa Catarina.

 Na oportunidade, a secretária Gabriela Rugere e os demais participantes apresentaram o projeto Esculpindo Talentos, o qual é um dos seis finalistas catarinenses no 33º prêmio nacional Rodrigo Melo franco de Andrade.

 Gabriela Rugere, inscreveu o município de Treze Tílias no prêmio que é promovido pelo Iphan desde 1987, em reconhecimento às ações de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.

 O objeto do edital consistia na seleção de 12 (doze) ações de excelência no campo do Patrimônio Cultural brasileiro, cujos projetos em razão da sua originalidade, criatividade, relevância e caráter exemplar, mereçam registro, divulgação e reconhecimento público. Os vencedores ganharão o prêmio de 20mil reais ou menção honrosa de reconhecimento nacional.

 O projeto participante de Treze Tílias é sobre a Oficina Esculpindo Talentos: uma iniciação à arte da escultura, o qual foi criado em 2018 e busca objetivo de valorizar e dar continuidade à arte da escultura, trazida pelos imigrantes austríacos à cidade de Treze Tílias.

 A oficina é ministrada para crianças e jovens de 10 a 17 anos, e busca valorizar e perpetuar a escultura e os escultores da cidade como um valor cultural de importância imensurável.

 Na primeira etapa de habilitação, Treze Tílias ficou entre os 500 selecionados. Na etapa estadual, o município foi escolhido juntamente com mais 100 projetos. A próxima etapa é nacional e conta com a avaliação por uma comissão composta por 21 membros do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

 O projeto de Treze Tílias foi elaborado pela própria secretária de Cultura, Gabriela, o vídeo foi produzido pelo Diego Mergener, assessor de comunicação da prefeitura, o qual contou a participação do escultor José Dalla Costa e do aluno Gustavo Cenci.

Veja as mais acessadas