Treze Tílias – Agricultores atingidos por tornado podem procurar Epagri para viabilizar subsídio do Governo do Estado - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Treze Tílias Treze Tílias – Agricultores atingidos por tornado podem procurar Epagri para viabilizar subsídio do Governo do Estado

Treze Tílias – Agricultores atingidos por tornado podem procurar Epagri para viabilizar subsídio do Governo do Estado

 Conforme o gerente regional da Epagri, Maikol Ouriques a Epagri já está operacionalizando os programas de subsídio para que os agricultores possam reconstruir suas casas e também as atividades produtivas.

 São três diferentes programas que podem ser acessados pelos agricultores.

 Parte dos recursos do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), foi destinado para o programa Reconstrói, específico para reforma e reconstrução de residências.

 O valor é de até R$10 mil para cada produtor. O valor poderá ser pago em cinco anos, com dois anos de carência, e o produtor que fizer o pagamento das parcelas em dia terá desconto de 50%.

 O programa Recuperar Residencial é limitado a 26 cotas para Ibicaré, 4 para Treze Tílias e 22 para Água Doce. Para distribuição das cotas, o governo levou em consideração o IDH de cada município e número de residências atingidas.

 Para acessar o programa, o agricultor precisa fazer uma declaração de perdas que precisa ser encaminhada para o Conselho da Defesa Civil até 30 de setembro. A avaliação tem por objetivo avaliar as famílias que tem mais necessidade.

 Os proprietários que já fizeram a reforma ou reconstrução podem utilizar as notas do dia 15 de agosto a 11 de setembro para comprovação.

 Maikol Ouriques reitera que para esse programa é importante que o produtor rural procure o escritório o quanto antes pois o prazo encerra no dia 30.

 Outro programa que pode ser acessado é o Recupera SC, criado logo após o ciclone bomba registrado no dia 30 de junho. Por meio dele, o Governo do Estado paga o juro de 4% das linhas de crédito, o que representa juro zero para produtores que se enquadram no Pronaf.

 Aqueles que se enquadram no Pronamp, podem acessar linha de crédito e ter o desconto de 4% sobre o juro a ser pago.

 Por meio desse programa, cada agricultor pode acessar até R$40 mil. Não há limite de cotas por município.

 Por fim, o terceiro programa que pode ser acessado pelo Governo é o Menos Juros, exclusivo para os agricultores que se encaixam no Pronaf e há possibilidade de utilizar como um complemento ao Recupera. Nesse caso, o governo subsidia juros de 2,5%.

 Os detalhes sobre cada programa e esclarecimento de dúvidas podem ser obtidos nos escritórios locais da Epagri de cada município.

Veja as mais acessadas