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Iomerê Secretaria de Saúde Iomerê adota novo protocolo de atendimento para prevenir contágio pelo Coronavírus

Secretaria de Saúde Iomerê adota novo protocolo de atendimento para prevenir contágio pelo Coronavírus
 
 

Para conter o contágio pelo Coronavírus (Covid-19), a Secretaria de Saúde de Iomerê e a equipe multiprofissional da Unidade Básica de Saúde elaboraram novos protocolos para diminuir o fluxo e o tempo de exposição dos iomerenses dentro dos postos de saúde, bem como para melhorar e organizar o atendimento em meio a pandemia.

As novas regras começaram a valer na última segunda-feira (20), porém a Secretária de Saúde, Karoline Fachini explica que se a pessoa tiver sintomas menores, como tosse ou febre leve, geralmente, não há necessidade de procurar atendimento médico. O ideal é ficar em casa, contatar a Vigilância Epidemiológica do município para orientações, monitorar os sintomas e fazer auto isolamento.

Como medida preventiva a orientação é que o paciente procure atendimento médico imediato se tiver febre alta, dificuldade de respirar ou dor/pressão no peito, mas sempre que possível, deve ligar para o posto de saúde antes de se deslocar.

Confira os protocolos de atendimento em vigor em Iomerê:

- O município criou um “gripário” -  espaço diferenciado para atendimento dos pacientes com sintomas de gripe, além dos casos monitorados, suspeitos e positivos de Covid-19, assim estes não terão contato com os usuários que estiverem na Unidade para outros atendimentos.

- Ao comparecer ao serviço de saúde, use máscara, passe álcool em gel, mantenha pelo menos 1,5 metro de distância de outras pessoas e não toque nas superfícies com as mãos.

- Atendimento do médico Clínico Geral da Unidade Básica de Saúde: os pedidos de renovação de receitas, exames em geral, e mostrar resultados de exames serão feitos após agendamento;

- Pacientes com dores, febre e outras doenças serão atendidos por ordem de chegada, tendo atendimento prioritário os pacientes de  grupos de risco.

-Atendimento do médico Ginecologista/Obstetra: atendimento tanto para gestantes quanto outras pacientes, com agendamento;

- Atendimento com médico Pediatra: recém-nascidos e crianças com dores, febre e outras doenças continuam sendo atendidos após agendamento.

- Atendimento com médico Ortopedista/Traumatologista: agendamento de pacientes;

- Atendimento Odontológico: consultas agendadas. Pacientes com dor ou emergência, se possível devem ligar para o setor antes de se deslocar;

- Farmácia: os medicamentos estão sendo dispensados por um período de 90 dias;

-Sala de Vacinas: vacinas devem ser agendadas;

-Fisioterapia: Agendamento aos usuários por ordem de urgência e emergência com atendimento limitado à 50%.

-Psicologia: Atendimento mediante agendamento;

-Nutricionista: Atendimento remoto;

- Exames preventivos de colo de útero: mediante agendamento;

- ATENÇÃO: neste momento apenas acompanhantes de crianças, pessoas com dificuldades de locomoção e idosos poderão entrar na Unidade de Saúde.

- Os pacientes deverão chegar para as consultas poucos minutos antes do atendimento para não acontecer aglomeração de pessoas.

- As pessoas idosas podem solicitar aos filhos ou alguém próximo, que não esteja no grupo de risco, para pegar receitas médicas, medicamentos e mostrar exames, entre outras necessidades, sem precisar ir ao posto.

Dúvidas sobre o novo protocolo podem ser sanadas pelos seguintes telefones:

Central: (49) 3539-6060

Agendamentos/Dúvidas: (49) 99108-9942 – ligações e whatsApp

Transporte/TFD: (49) 99173-8590 (49) 99158-7435– ligações e whatsApp

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