Imagens de satélite mostram que maior raio do mundo começou em SC, diz pesquisadora - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Campos Novos Imagens de satélite mostram que maior raio do mundo começou em SC, diz pesquisadora

Imagens de satélite mostram que maior raio do mundo começou em SC, diz pesquisadora

Imagens de satélite mostram que o início das ramificações do maior raio do mundo em extensão, com 709 quilômetros em linha horizontal, ocorreu em Campos Novos, no Oeste catarinense, segundo a pesquisadora e meteorologista Rachel Albrecht, do Departamento de Ciências Atmosféricas, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), que participou do comitê de especialistas que certificou o recorde pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Nesta segunda-feira (29) foi divulgado um vídeo com o mapeamento do "megaflash" de 11.360 segundos, que ocorreu no dia 31 de outubro de 2018. O material foi elaborado pelo pesquisador Michael Peterson, do Los Alamos National Laboratory, EUA, que submeteu o caso para a avaliação do OMM. O recorde oficial foi anunciado no dia 26 de junho deste ano.

De acordo com a pesquisadora, os instrumentos utilizados nessa pesquisa possuem a capacidade de medir tanto a extensão, quanto a duração dos raios de forma concomitantes, com a utilização de um sensor que detecta fontes de descargas elétricas a cada 2 milissegundos.

"As imagens foram agrupadas para mapear o fenômeno. Assim, nós conseguimos reconstruir todo o caminho percorrido pelo raio, demora vários segundos e viaja centenas de quilômetros", disse.

Veja as mais acessadas