Comentário do dia com Nereo Lopes de Lima - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Treze Tílias Comentário do dia com Nereo Lopes de Lima

Comentário do dia com Nereo Lopes de Lima

DIA DO TRABALHADOR RURAL 


A data de hoje homenageia todas as pessoas que trabalham nas zonas rurais campos, fazendas como lavradores, agricultores cuidadores de animais, empresários rurais de forma geral. A comemoração teve origem e foi instituída em 1.964, através de decreto de 1 de junho, em homenagem ao deputado federal Fernando Ferrari, falecido em 25 de maio de 1.963. Ferrari foi dos políticos mais engajados na luta dos trabalhadores rurais por seus direitos e questões sociais e se transformou em símbolo para os profissionais da categoria. Em1.971 foi instituído o programa de assistência ao trabalhador rural através de lei complementar conhecida como lei Fernando Ferrari.

O Brasil sempre teve na agricultura, no extrativismo e na pecuária suas maiores fontes de riqueza. Em 1.933 quando os Estados Unidos, entrou na maior recessão da história e por consequência o resto do planeta, o Brasil foi afetado em seu único produto de exportação da época, o café. Sem mercado internacional, os cafeicultores obrigaram-se a queimar o produto pronto sem mercado.

Muitos fazendeiros e produtores faliram e saíram do negócio. Alguns bravos trabalhares retomaram e atividade e diversificaram a produção para milho, soja, pecuária, algodão, cana de açúcar, suínos e aves. A bravura dos profissionais do meio rural brasileiro, transformou o país num dos maiores produtores de alimentos do mudo. Atualmente o agronegócio está carregando o Brasil nas costas.

Um dos poucos setores que ao invés de parar como muitos outros, pararam em função da pandemia do corona vírus, o agronegócio se adaptou à nova realidade e aprofundou a produção. O agronegócio é um dos poucos setores do setor produtivo, com política definida, cujos políticos, mesmo que queiram não conseguem modificar seu protagonismo.

Neste dia dedicado ao trabalhador rural, nossa homenagem a esses bravos homens e mulheres, cujo trabalho no campo contribui para o crescimento e sustentação de nossa economia, para o sustento alimentar do Brasil e de muitos países do mundo. Se existe colher, é porque seu suor e dedicação frutificaram. Tudo o que chega à nossa mesa provém da sua natureza. Mas a sua transformação tem tudo a ver com a ação dos profissionais do agronegócio.

Desde o preparo da terra, a semeadura, a colheita, a transformação e o encaminhamento ao destino final, encerra toda a sua dedicação. Grandes, médios e pequenos empresários rurais, lembrem-se do provérbio SE O HOMEM DO CAMPO NÃO PLANTA O SER DA CIDADE NÃO JANTA. DEUS FEZ O CAMPO, O HOMEM A CIDADE.

Veja as mais acessadas