Treze Tílias Comentário do dia com Nereo Lopes de Lima

DIA DO TRABALHADOR RURAL
A data de hoje homenageia todas as pessoas que trabalham nas zonas rurais campos, fazendas como lavradores, agricultores cuidadores de animais, empresários rurais de forma geral. A comemoração teve origem e foi instituída em 1.964, através de decreto de 1 de junho, em homenagem ao deputado federal Fernando Ferrari, falecido em 25 de maio de 1.963. Ferrari foi dos políticos mais engajados na luta dos trabalhadores rurais por seus direitos e questões sociais e se transformou em símbolo para os profissionais da categoria. Em1.971 foi instituído o programa de assistência ao trabalhador rural através de lei complementar conhecida como lei Fernando Ferrari.
O Brasil sempre teve na agricultura, no extrativismo e na pecuária suas maiores fontes de riqueza. Em 1.933 quando os Estados Unidos, entrou na maior recessão da história e por consequência o resto do planeta, o Brasil foi afetado em seu único produto de exportação da época, o café. Sem mercado internacional, os cafeicultores obrigaram-se a queimar o produto pronto sem mercado.
Muitos fazendeiros e produtores faliram e saíram do negócio. Alguns bravos trabalhares retomaram e atividade e diversificaram a produção para milho, soja, pecuária, algodão, cana de açúcar, suínos e aves. A bravura dos profissionais do meio rural brasileiro, transformou o país num dos maiores produtores de alimentos do mudo. Atualmente o agronegócio está carregando o Brasil nas costas.
Um dos poucos setores que ao invés de parar como muitos outros, pararam em função da pandemia do corona vírus, o agronegócio se adaptou à nova realidade e aprofundou a produção. O agronegócio é um dos poucos setores do setor produtivo, com política definida, cujos políticos, mesmo que queiram não conseguem modificar seu protagonismo.
Neste dia dedicado ao trabalhador rural, nossa homenagem a esses bravos homens e mulheres, cujo trabalho no campo contribui para o crescimento e sustentação de nossa economia, para o sustento alimentar do Brasil e de muitos países do mundo. Se existe colher, é porque seu suor e dedicação frutificaram. Tudo o que chega à nossa mesa provém da sua natureza. Mas a sua transformação tem tudo a ver com a ação dos profissionais do agronegócio.
Desde o preparo da terra, a semeadura, a colheita, a transformação e o encaminhamento ao destino final, encerra toda a sua dedicação. Grandes, médios e pequenos empresários rurais, lembrem-se do provérbio SE O HOMEM DO CAMPO NÃO PLANTA O SER DA CIDADE NÃO JANTA. DEUS FEZ O CAMPO, O HOMEM A CIDADE.