Sindileite divulga nota sobre o aumento do preço do leite - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 3537.0980
WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Santa Catarina Sindileite divulga nota sobre o aumento do preço do leite

Sindileite divulga nota sobre o aumento do preço do leite

    O Sindicato das Indústrias de Laticínios de SC (Sindileite) divulgou nesta terça-feira, dia 24, uma nota assinada pelo presidente da entidade Valter Antônio Brandalise.

    Segundo a nota, a produção de leite foi impactada por altos custos nos últimos meses, o que levou a uma redução no volume de produção. Com menos quantidade de produto disponível, o preço sobe naturalmente.

    Aliado a isso, segundo o comunicado, o estado está neste momento em fase de entressafra, agravada pela estiagem. De acordo com Valter Brandalise, nos últimos meses a produção no Sul recuou mais de 20%, e com isso os preços do leite UHT naturalmente iriam subir, como segundo ele, sobem todos os anos neste período.

    A nota reforça ainda o posicionamento da indústria, dizendo que o leite é um produto com oscilação semanal de preços, para cima e para baixo. O sindicato diz que os preços se mantiveram estáveis entre novembro do ano passado e fevereiro deste ano, enquanto os custos de produção subiram 10%.

    A entidade também cita o aumento no preço do frete, em razão da paralisação de atividades, como um dos fatores que eleva o custo do leite, além da alta em insumos como milho e soja.

    Segundo Brandalise, a infeliz coincidência está levando a conclusões precipitadas sobre o assunto. Ele esclarece que fato é que o setor, com oferta menor de matéria prima em função da entressafra, custos de produção maiores nas indústrias, pressão de custos pela escalada do dólar, margens negativas do produto de mais de ano, pressão de custos de produção no campo e finalmente, é normal em todos os anos nesta época o aumento do preço do leite.

    De acordo com o Procom de Santa Catarina, o preço de leite subiu nos últimos dias em até 50%.

Veja as mais acessadas