Salto Veloso - Velosense que completou 100 anos recebe homenagem na Câmara de Vereadores - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Salto Veloso Salto Veloso - Velosense que completou 100 anos recebe homenagem na Câmara de Vereadores

Salto Veloso - Velosense que completou 100 anos recebe homenagem na Câmara de Vereadores

 Na sessão da câmara de Salto Veloso realizada na última segunda-feira, a senhora LUIZA LAZZARI BORGA, que completou 100 anos de idade no dia 17 de janeiro de 2020, recebeu um menção honrosa registrando sua longevidade com alegria e muita disposição.

 A menção foi proposta pelo vereador Pedro Sezi Silva e aprovada por todos os vereadores.

 O vereador justificou que chegar aos 100 anos é uma missão para poucos, mas atingir tal longevidade com a alegria e disposição é, sem dúvida, um feito que só a dona Luiza Lazzari Borga conseguiu alcançar.

 Nascida no dia 17 de janeiro de 1920, na cidade de Mato Perso, Rio Grande do Sul, sétima filha do casal João Lazzari e Josefina Canton, ambos emigrantes italianos.

 Estudou apenas sete meses e mesmo assim aprendeu fazer operações matemáticas e sabe ler muito bem, inclusive possuindo como passatempo ler a bíblia e revistas cristãs.

 No ano de 1928, seus pais decidiram morar em Salto Veloso, a convite de um dos filhos que residia na comunidade da Barra do Veloso, tendo a família feito viagem de trem até a cidade de Pinheiro Preto e depois seguiram o trajeto a pé até chegar ao seu local de destino.

Luiza permaneceu residindo na casa de seus pais até seus 17 anos, quando então casou-se com o senhor Fidélis Borga (in memorian), e, após isso iniciaram a vida trabalhando na agricultura, condição nada fácil pois usavam como ferramentas de trabalho apenas a enxada, foice e machado.

 Juntamente com seu marido construíram uma família de 11 filhos, 35 netos, 44 bisnetos e 08 tataranetos, que são para D. Luiza seu maior legado. 

 Na comunidade sempre foi uma pessoa participativa, rezar faz parte do cotidiano de toda a família. Para D. Luiza, missas, novenas, terços e receber a capelinha são considerados eventos sagrados que participa com alegria, fé e devoção.

 Dona Luiza recebeu a homenagem da câmara junto a seus familiares.

 

Veja as mais acessadas