Anvisa reforça atenção nos portos de SC para casos de coronavírus em navios da Ásia - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Santa Catarina Anvisa reforça atenção nos portos de SC para casos de coronavírus em navios da Ásia

Anvisa reforça atenção nos portos de SC para casos de coronavírus em navios da Ásia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aumentou a atenção em portos e aeroportos de todo o país para a identificação de casos suspeitos de coronavírus - doença causada por um vírus até então desconhecido, que já causou 17 mortes na China. Há casos confirmados na Coreia do Sul, Japão, Tailândia, Taiwan e Estados Unidos.

Em Santa Catarina, o controle ocorre especialmente nos portos, que recebem navios vindos da Ásia. No Complexo Portuário do Itajaí-Açu, que responde por 60% da movimentação portuária do Estado, a Anvisa está atenta para a chegada de navios asiáticos e para a identificação de pessoas com sintomas da doenças.

Os portos locais recebem embarcações da Ásia com regularidade, mas como a época é de feriado na China, devido ao ano novo chinês, há menos escalas que o normal.

Qualquer caso de tripulante que apresentar os sintomas da doença, que inicialmente se parece com uma gripe ou resfriado, deve ser notificado à Anvisa. É a agência que fará o encaminhamento à Vigilância Epidemiológica. No caso de Itajaí e Navegantes, o hospital referência para eventuais atendimentos é o Marieta Konder Bornhausen.

Até agora, não há casos suspeitos em Santa Catarina. Uma mulher de 35 anos chegou a ser internada em Belo Horizonte (MG) com sintomas de coronavírus. Ela veio da China recentemente. O caso não é considerado suspeito pelo Ministério da Saúde.

 

Fonte: NSC

Foto: Portos de Itajapi e Navegantes (foto: Luiz Carlos Souza)

Veja as mais acessadas