Revitalizada Usina Hidrelétrica de Salto Veloso - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Salto Veloso Revitalizada Usina Hidrelétrica de Salto Veloso

Revitalizada Usina Hidrelétrica de Salto Veloso

Após um longo tempo desativada, a Usina do Salto localizada no Rio Veloso, em Salto Veloso acaba de ser revitalizada por meio de uma iniciativa Público/privada.

A usina foi construída por 14 sócios na década de 50, aproveitando a exploração do potencial da cachoeira central do Rio Veloso para a geração de energia elétrica para instalação de um moinho e fornecimento de energia para a pequena vila da época.

Por conta da recuperação da usina desativada, a Família de Pedro Paulo de Bortolo e a Empresa CGH Pedro Paulo de Bortolo, receberam no domingo, dia 15, a Comenda Municipal do Mérito Antônio Veloso, em homenagem pela revitalização da hidrelétrica, considerada um marco econômico, histórico e cultural para o município.

Neto do idealizador da hidrelétrica, Idair de Bortolo lembra que empreendimento surgiu em 1949 e funcionou até o início dos anos 2000, quando foi desativada. Ele disse que ver a usina novamente em funcionamento é como ver o nascimento de um filho.

Um dos sócios da hidrelétrica Wilain puton, explica que a hidrelétrica tem capacidade de produzir 75 kilowatts com geração de baixa tensão de 380 380 volts.

Foi com muita emoção que Maria Irene de Bortolo, Neta de um dos pioneiros da hidrelétrica descreve a revitalização da usina, principalmente pelo amor e empreendedorismo empregados pelos idealizados do projeto na época.

Quem também se emocionou foi a prefeito Ana Rosa Zanela. A prefeito destaca que a revitalização da hidrelétrica é uma obra público/privada e que vai gerar uma economia de aproximadamente R$ 30 mil por ano aos cofres da prefeitura.  

A Tropical FM produziu uma reportagem em vídeo sobre a revitalização da usina, disponível no Facebook da emissora no link

https://www.facebook.com/radiotropicalfm99/videos/2190744281229816/

Veja as mais acessadas