Macieira – Município realiza Conferência de Saúde - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
Celular SMS / WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Macieira – Município realiza Conferência de Saúde

Macieira – Município realiza Conferência de Saúde

A conferência ocorreu na tarde de sexta-feira, tendo como finalidade, propor diretrizes para efetivar a saúde como direito de todos e dever do Estado.

Além do tema central: Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas, Direito do povo brasileiro, a conferência foi dividida em oito eixos temáticos.

A abordagem dos eixos foi realizada pela enfermeira e conferencista, Patrícia de Farias, que comentou brevemente sobre cada assunto. Patrícia deu maior destaque aos direitos e deveres do cidadão com relação à saúde pública.

Conforme ela, toda pessoa tem direito a atenção básica, que engloba médico, exames e medicamentos.

De acordo com a conferencista, municípios menores, geralmente, conseguem proporcionar mais qualidade de vida à população, como é o caso de Macieira, que fornece mais de 200 medicamentos gratuitamente à comunidade, enquanto que o sistema exige obrigatoriedade de apenas 120.

Em contrapartida, segundo Patrícia, as pessoas devem se prevenir, bem como, participar dos grupos de prevenção oferecidos pelo município. Após a palestra da enfermeira, foram formados dois grupos, que discutiram e avaliaram as propostas de cada um dos oito eixos.

A Secretária Municipal de Saúde de Macieira, Marisa Schimtiz, explica que o trabalho em grupo teve como o objetivo propiciar a participação ampla e democrática de todos os segmentos representados na conferência, além de obter um relatório final, que possa servir de orientação ao SUS.

Após a discussão pelos grupos de trabalho, os delegados eleitos, participaram da Plenária Final, para apreciar e votar as propostas discutidas e apresentadas pelos grupos de trabalho.

O prefeito Emerson Zanella, disse que é importante realizar a Conferência Municipal, pois de acordo com ele, a iniciativa permite abrir espaço para que a população participe efetivamente da elaboração das propostas.

Veja as mais acessadas