Oficializada a Famiglia Bellunese Iomerê - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Iomerê Oficializada a Famiglia Bellunese Iomerê

Oficializada a Famiglia Bellunese Iomerê

A oficialização aconteceu no domingo, dia 10, ato reconhecida pela Associação Belunesi Nel Mondo. Na ocasião foi entregue o estandarte oficial para a diretoria da associação local e ao prefeito Luciano Paganini pelo presidente da Associação Bellunesi Nel Mondo, Oscar de Bona.

Além da oficialização da Famiglia Bellunese Iomeré, também foi assinado o termo que reafirma o Gemellaggio, Pacto de Amizade entre as cidades de Iomerê e Lamon.

A assinatura do termo aconteceu em frente à Igreja Matriz de Iomerê, na presença de autoridades brasileiras e italianas, o prefeito Luciano Paganini e a prefeita de Lamon, Ornela Noventa.

A cerimônia também contou com homenagens aos pioneiros italianos e culminou com o lacre de uma cápsula do tempo, contendo diversos documentos e relatos sobre Lamon e Iomerê e que será reaberta daqui a 26 anos, no cinquentenário de Iomerê.

A comitiva italiana que visitou Iomerê estava composta por 16 pessoas, entre elas, a prefeita de Lamon Ornella Noventa, o presidente da Associação Bellunesi no mundo, Oscar de Bona, outros três prefeitos de cidades italianas e seus assessores.

No sábado, a comitiva visitou a comunidade de Bom Sucesso, onde os italianos foram recebidos para um almoço e conheceram o tradicional porco pizza, no Restaurante Cantú. Antes do almoço, a comitiva visitou a empresa Bomplast.

E para o café da tarde, a comitiva visitou a casa da família Quaglioto, uma das mais antigas de Iomerê e, que possui ainda vivos descendentes diretos de Lamon.

O período da tarde foi marcado por um momento de religiosidade no roteiro da comitiva italiana com uma visita ao Parque de Santa Paulina de Bom Sucesso.

O roteiro ainda incluiu uma visita na Cabanha ZDO, voltada a criação de ovinos. Lamon também é um grande produtor desses animais na Itália. A troca de informações sobre este setor será importante para a economia dos dois municípios.

Para o presidente da Família Bellunese de Iomerê, Yuri Hentz, a oficializada a Famiglia Bellunese e a reafirmação do Gemellaggio, foi um momento histórico e mercante para a comunidade iomerense. Ele diz que espera que este espírito de fraternidade seja duradouro, cresça e frutifique entre Iomerê e Lamon na Itália

Galeria de Imagens

Veja as mais acessadas