Internautas registram tipo raro de nuvens em municípios do Oeste - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 3537.0980
WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Oeste Catarinense Internautas registram tipo raro de nuvens em municípios do Oeste

Internautas registram tipo raro de nuvens em municípios do Oeste

Vários internautas registraram nesta segunda-feira, dia 28, um fenômeno raro de nuvens no céu do Oeste de Santa Catarina. Chamadas de “Mammatus”, termo que deriva de mamma, devido à associação ao formato de mamas ou seios, as formações parecem bolhas gigantes e são extremamente incomuns, de acordo com os meteorologistas.

 Fotos feitas nos municípios de Vargeão e Ponte Serrada ganharam as redes sociais entre o final da tarde e noite desta segunda-feira. As nuvens raras surgem durante períodos de chuvas fortes. De acordo com o site Climatempo, elas podem aparecer antes ou depois de tempestades.

“Essa nuvem aparece quando há tempestades e acompanha a cumulonimbus (nuvens comuns que parecem feitas de algodão). Ela indicam uma alta turbulência no céu e pode aparecer antes ou depois de uma grande tempestade”, afirma Carlos Morales, professor de Meteorologia da Universidade de São Paulo (USP), em reportagem no site da revista Veja.

“Com o sol se pondo no fim de tarde, as nuvens tiveram um efeito ótico. Pode-se dizer que foi um acúmulo de luz que iluminou a base das nuvens, causando o tom dourado. Quanto mais o sol estiver na linha do horizonte, mais cores amareladas e alaranjadas o céu ganha”, disse o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri.

 

Fonte: Oeste Mais

Galeria de Imagens

Veja as mais acessadas