Editorial com Nereu Lopes de Lima - SOMOS REFÉNS DO PLÁSTICO - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
Celular SMS / WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Geral Editorial com Nereu Lopes de Lima - SOMOS REFÉNS DO PLÁSTICO

Editorial com Nereu Lopes de Lima - SOMOS REFÉNS DO PLÁSTICO

A descoberta do plástico, considerada uma das maiores invenções humanas do século XX, provocou verdadeira revolução no mudo moderno. Sua utilização vai além de copos e sacolas descartáveis. É material ultra moderno e promovedor do desenvolvimento. O plástico está mais presente, até do que imaginamos.

Não damos um único passo longe do plástico. Muitos dos nossos passos são protegidos por ele. São nossos calçados. No mundo automobilístico, causou impacto. É largamente utilizado pela redução do peso, aumento da segurança, redução de custo e tempo de produção, imunidade à corrosão. Está presente nos equipamentos internos, no corpo externo, no motor, no sistema elétrico, chassi e para-choques. Cada 100 quilos de plástico substitui 200 ou 300 quilos de outros materiais.

Eletroeletrônico –é utilizado do liquidificador ao ferro de passar. Da geladeira à máquina de lavar. 60% do material é plástico. É leve, resistente e barato.

Informática – 20% de todo o material empregado é plástico. TV, micro-ondas, celulares.

Saúde – É largamente utilizado por de fácil modelação, ata resistência a variação de temperaturas e choques, leve, isolante, contribui para a transmissão de doenças. É utilizado em tubos traqueais, coletores, frascos coletores, oxigenadores, bolsas coletoras de sangue, 100%, seringas descartáveis. 45% do material utilizado na área médica é plástico.

Construção civil – está presente na parte hidráulica, elétrica, isolante, aberturas, perfis plásticos, pisos, telhas, banheiras, móveis, tubos e conexões, já havendo possibilidade de construção exclusivamente com plástico. Na Grã Bretanha sua utilização chega a 70% do material. NA França e Alemanha a 50%.

Aviação civil – largamente utilizado nas paredes internas e internas, assentos, películas que substitui a pintura, conectores, revestimentos e até em parte das turbinas. A NASA já tem projeto para sua utilização.

Embalagens – largamente utilizado para proteção e armazenamento de alimentos, bebidas, conservas, doces, geleias, produtos lácteos e outros. No Brasil 25%, na Europa 50% das embalagens são de plástico. 90% das embalagens pesam menos que 10 gramas. O setor cervejeiro já está entrando para a utilização do plástico, com maior intensidade.

Agricultura – regiões áridas, em Israel, Japão, parte dos Estados Unidos e Espanha, desenvolveram o sistema de irrigação e armazenagem com forte utilização do plástico. A Espanha tem 15 mil hectares com a maior utilização mundial e um dos maiores produtores de hortifrutigranjeiros da Europa.

Se você não pode derrotar o inimigo, alie-se a ele - diz um ditado popular. A humanidade não pode se livrar do plástico e nem deve. O que pode e deve é, encontrar meios racionais de sua utilização. O plástico representa de 7 a 8% do lixo urbano no Brasil. Em São Paulo de 12 a13`%. É de fácil reciclagem e reaproveitamento.

Os ministério do meio ambiente do Brasil e Alemanha estão desenvolvendo um programa conjunto para coleta e reciclagem do plástico. Treze Tílias hoje está dando um passo decisivo nesse sentido. Está começando a coleta seletiva de lixo. Esperamos que toda a população se engaje no projeto.

Veja as mais acessadas