Novos cálculos apontam que Mercúrio é o planeta mais próximo da Terra - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
Celular SMS / WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Geral Novos cálculos apontam que Mercúrio é o planeta mais próximo da Terra

Novos cálculos apontam que Mercúrio é o planeta mais próximo da Terra

muito provável que você, assim como milhões de pessoas, tenha aprendido que Vênus é o planeta mais próximo da Terra. De acordo com um novo modelo de órbita apresentado nesta semana, no entanto, Mercúrio é o planeta mais próximo de nós.

A descoberta foi apresentada por cientistas da NASA que criaram um novo modelo de órbita. O trabalho foi publicado no portal Physics Today.

Os pesquisadores afirmam que, até o momento, os estudos que foram feitos se baseavam em uma suposição errada sobre a distância média entre os planetas. Uma das principais queixas é a falta de modelos para comparação de órbitas, o que dificulta o trabalho.

"De fato, quando os planetas Terra e Vênus estão mais próximos, sua separação é de aproximadamente 0,28 UA — e nenhum outro planeta se aproxima tanto assim da Terra. Mas com a mesma frequência os dois planetas estão mais distantes, quando Vênus está do lado do Sol oposto à Terra", explicam os cientistas.

O novo estudo traz um método matemático para calcular, ao longo do tempo, qual o vizinho mais próximo da Terra — no caso, trata-se de Mercúrio, não Vênus, como se achava até então.

Modelos de órbitas usados pelos cientistas da NASA (Foto: Reprodução)

Mercúrio está mais próximo do que Vênus da Terra porque ele orbita o Sol mais de perto. Os pesquisadores também descobriram que Mercúrio é o vizinho mais próximo — em média — dos outros sete planetas do Sistema Solar.

Com a descoberta, a expectativa é que o cálculo desenvolvido possa ser usado para estimar a distância entre dois corpos em órbita.

Fonte: Revista Galileu