Secretaria de Saúde de Treze Tílias reforça campanha de vacinação da Febre Amarela - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
Celular SMS / WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Treze Tílias Secretaria de Saúde de Treze Tílias reforça campanha de vacinação da Febre Amarela

Secretaria de Saúde de Treze Tílias reforça campanha de vacinação da Febre Amarela

A informação é da enfermeira da secretaria de saúde de Treze Tílias, Morgana Grade, que é responsável pela vigilância epidemiológica do município.

 Conforme ela, com a confirmação de um caso de febre amarela em humanos no estado vizinho do Paraná, a secretaria estadual da saúde emitiu um alerta para que todos os municípios reforcem as campanhas de vacinação.

 Morgana explica que a febre amarela é uma doença grave e infecciosa, causada por vírus transmitido pelos mosquitos, Aedes Aegipty e Aedes Albopictus.

 A letalidade da doença pode variar de 5% a 10% na maioria dos casos. Nas formas mais graves pode causar a morte em 50% dos casos. A única forma de prevenção é a vacinação.

 Antigamente o reforço da vacina era realizada a cada 10 anos, no entanto, pesquisas recentes mostram que uma dose da vacina é suficiente para imunizar a pessoa para a vida toda.

 Na dúvida sobre a vacina, ressalta Morgana, a população pode buscar mais informações na secretaria de saúde, sempre levando consigo a caderneta de vacinação e o cartão do SUS.

 Quem tem viagem programada, deve se organizar com antecedência, pois a vacina demora 10 dias para fazer a chamada soroconversão e torna a pessoa imune ao vírus.

 Morgana Grade explica ainda que a vacina vem para a secretaria de saúde em um frasco com 10 doses, e o material perde a validade após 6 horas da abertura.

 Por isso, a vacinação da febre amarela é realizada sempre às sextas-feiras, no período matutino e também no primeiro horário da tarde. A enfermeira pede que as pessoas se organizem e façam a conferência da carteira de vacinação.

 As crianças recebem a vacina aos 9 meses de idade. O limite para vacinação é 59 anos de idade.

 Por fim, Morgana cita que por ser há vários anos área de recomendação vacinal, Treze Tílias tem uma boa cobertura, no entanto, a preocupação é com aquelas pessoas que vieram de outras regiões e também o fluxo de turistas.

 

Veja as mais acessadas