As cidades onde cada candidato a governador de SC venceu no primeiro turno - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
Celular SMS / WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais
Concorra a prêmios! Seja o primeiro
a saber dos sorteios e promoções.

Treze Tílias As cidades onde cada candidato a governador de SC venceu no primeiro turno

As cidades onde cada candidato a governador de SC venceu no primeiro turno

Nesta segunda-feira, o Caixa de Dados mostrou no mapa a distribuição dos votos para presidente da República no primeiro turno das eleições 2018, que teve apenas vitória de Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) nos municípios catarinenses. Nesta terça, é a vez dos candidatos ao governo de Santa Catarina. Para este cargo, entretanto, a distribuição dos votos foi mais heterogênea, com quatro candidatos vencendo em regiões distintas. Veja os resultados a seguir.

Gelson Merisio (PSD)

Mais votado no primeiro turno, Gelson Merisio (PSD) dominou o mapa na porção que vai do Extremo Oeste catarinense à Região Sul, com algumas cidades no Vale do Itajaí e, inclusive, na região Norte, reduto do adversário Mauro Mariani (MDB). Ele venceu em 129 cidades, o que representa 43,7% dos 295 municípios catarinenses.

Foram mais de 120 cidades onde Jair Bolsonaro (PSL) venceu e seis cidades onde Fernando Haddad teve mais votos.

A maior proporção de votos foi de Treze Tílias, no Meio Oeste: 58,94%. A vitória mais magra foi em Balneário Rincão, com 29,08% dos votos válidos.

 

Comandante Moisés (PSL)

Gerando surpresa ao conseguir desbancar o veterano Mauro Mariani (MDB) e disputar o segundo turno com Gelson Merisio (PSD), Comandante Carlos Moisés (PSL) venceu em 49 cidades do Estado, o equivalente a 16,6% do total, todas também vencidas por Jair Bolsonaro. Mas a concentração dos municípios onde obteve maioria de votos está na faixa leste de Santa Catarina, concentrada no Litoral Norte e no Vale do Itajaí, municípios populosos.

O candidato teve a vitória mais expressiva na própria cidade, Tubarão, onde recebeu 52,14% dos votos válidos. Também venceu nas três maiores cidades do Estado: Joinville, Florianópolis e Blumenau. A vitória mais magra foi em Dona Emma, no Vale do Itajaí, com 29,52% dos votos, seguida de Florianópolis, onde teve 30,36%.

Terá o desafio no segundo turno de expandir o alcance dos votos no interior para fortalecer as chances de vitória.

Mauro Mariani (MDB)

Embora aparecesse tecnicamente empatado nas pesquisas com Décio Lima (PT) e Gelson Merisio (PSD), Mauro Mariani (MDB) venceu em 83 cidades, mas não foi o suficiente para garantir uma vaga no segundo turno.

Foram 77 cidades onde Jair Bolsonaro (PSL) também levou a melhor e 6 vencidas por Fernando Haddad (PT).

A mancha que representa as cidades onde Mariani venceu é mais espalhada pelo mapa do que a do Comandante Moisés. Entretanto, o candidato emedebista foi melhor em cidades pouco populosas, o que não contribuiu para o resultado final.

A maior proporção de votos válidos recebidos é de Major Vieira (67,46%), no Planalto Norte. A vitória mais tímida foi em Maravilha, com 28,49% dos votos válidos.

Décio Lima (PT)

A performance de Décio Lima (PT) é semelhante a de Mauro Mariani. O petista venceu em 34 cidades do interior, sobretudo no Oeste e no Meio-Oeste, redutos tradicionais da sigla. Foram 21 municípios em que o presidenciável Fernando Haddad (PT) também venceu e 13 em que Jair Bolsonaro (PSL) levou a melhor.

A concentração de votos foi ainda maior na divisa com o Paraná. A melhor performance foi em Coronel Martins, onde recebeu 53,27% dos votos válidos. A vitória mais apertada foi em Nova Erechim, com 28,49%.

Mas como são cidades com poucos eleitores, não representaram diferença significativa na soma total. Décio ficou em quarto na corrida pelo governo do Estado.

Costuras para o segundo turno

O resultado difuso das urnas mapa de SC adentro demonstram que costuras não devem ser desprezadas para garantir a vitória de Gelson Merisio ou de Comandante Moisés no segundo turno. O candidato do PSL mostra força nas cidades mais populosas, mas a candidatura de Merisio garantiu mais solidez no interior do Estado.

 

Veja as mais acessadas