Polícia Civil recupera mais de 90 caminhões roubados em Itajaí - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Itajaí Polícia Civil recupera mais de 90 caminhões roubados em Itajaí

Polícia Civil recupera mais de 90 caminhões roubados em Itajaí

O núcleo especializado em roubos de cargas da Divisão de Investigações Criminais de Itajaí (DIC) chegou a 93 caminhões roubados recuperados na região. São veículos adulterados ou “clones”, que circulavam descaracterizados e com documentação falsa. Embora as investigações se concentrem em Itajaí, as operações também se estendem por todo o Estado.

A estimativa é que R$ 6 milhões em veículos tenham sido devolvidos aos proprietários ou seguradoras desde que o grupo começou a atuar, há dois anos. Os números trazem à tona o volume de ocorrências que envolvem cargas em Santa Catarina, especialmente na região de Itajaí.

grupo de investigação foi o primeiro em Santa Catarina com foco específico nesse tipo de roubo. Isso porque a movimentação portuária, que traz cargas com alto valor agregado às cidades da região, a torna vulnerável à ação dos criminosos. Só este ano foram instaurados pela DIC Itajaí 39 inquéritos que envolvem roubo de cargas. Do total, 25 foram concluídos até agora, e 32 pessoas indiciadas. O volume de cargas recuperadas chega a 177 toneladas em 2018 _ de perus e frangos a cerveja e algodão.

Em muitos dos casos, a investigação aponta que há envolvimento ou conivência de motoristas no roubo da carga: é o que ocorre pelo menos dois terços dos crimes apurados pelos policiais em Itajaí, segundo o delegado Weidson da Silva.

Informações falsas nos boletins de ocorrência, prestadas para despistar a polícia, tornam o trabalho de investigação mais complicado. Muitos roubos só são esclarecidos porque a equipe especializada já conhece os caminhos de receptação, e consegue interceptar a carga.

Veja as mais acessadas