Quarto acidente com trator em um mês é registrado na região - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
Celular SMS / WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Piratuba Quarto acidente com trator em um mês é registrado na região

Quarto acidente com trator em um mês é registrado na região

Mais um agricultor ficou ferido em um acidente com trator durante o trabalho. A ocorrência mobilizou Bombeiros por volta das 16h30min desta quinta-feira (23) em Linha Zonalta, interior de Piratuba.

A guarnição constatou que o homem, de 52 anos, trabalhava debaixo do equipamento agrícola, quando o motor de arranque foi acionado. A máquina engrenou e prensou a vítima, que sofreu fratura no fêmur (osso da coxa). O agricultor foi encaminhado ao Hospital de Ipira, e em seguida transferido para o Hospital de Concórdia.

Este foi o quarto acidente registrado apenas neste mês com trator. No último sábado (18) um agricultor morreu esmagado pela máquina. No dia 16, uma mulher se feriu também ao tombar o equipamento no interior de Ouro, e dia 09 um homem morreu em Joaçaba.

Dicas de prevenção de acidentes durante a Condução

Para a operação do trator na lavoura muitas vezes o operador tem que se deslocar com a máquina por longas distâncias para chegar até a mesma, sendo assim necessários vários cuidados na condução dessas máquinas, com o intuito de evitar acidentes. Alguns cuidados durante a condução devem ser tomados como:

O trator é uma máquina agrícola que trabalha com o intuito de gerar força e potência, portanto não se deve deslocar-se em velocidades excessivas, a fim de evitar a perda de controle, deve-se sempre utilizar velocidades que permitam um deslocamento seguro.

 

No trator existem dois pedais de freios, um para cada roda, para auxiliar na realização de curvas com o intuito de reduzir o ângulo de giro, porém durante a condução em estradas recomenda-se o travamento dos pedais para que assim caso necessário possam ser travadas as duas rodas simultaneamente.

Fonte: Livro Prevenção de Acidentes com Tratores Agrícolas e Florestais
 

Nas manobras de cabeceira, é recomendado reduzir a rotação do motor e utilizar os freios para auxiliar nas manobras, tendo cuidado para não exagerar evitando assim a perda do controle da máquina.

Fonte: Livro Prevenção de Acidentes com Tratores Agrícolas e Florestais
 
 

Em caso de aclives, evitar trocar de marcha para evitar a perda de controle, já nos declives o operador deve utilizar o freio motor e os freios do trator com o intuito de manter a velocidade adequada na descida, jamais o operador deve pisar na embreagem, descer em ponto morto ou trocar de marcha, evitando assim a perda de controle da máquina.

Não se deve sobre hipótese alguma carregar pessoas além do operador no trator, isso é uma prática de alto risco que pode gerar sérios danos a pessoa, pois as proteções oferecidas pelo trator se limitam ao operador.

Na carreta agrícola também não devem ser levadas pessoas, pois a mesma não oferece proteção em caso de acidente.

Quando for necessário transitar próximo a barrancos e/ou valas, deve-se manter uma distância mínima segura de dois metros, pois com esse procedimento de segurança é possível evitar que haja desmoronamento e consequentemente o tombamento da máquina.

Fonte: Leonardo Monteiro – Professor Doutor em Mecanização agrícola da Universidade Federal do Ceará

 

Veja as mais acessadas