O que significam as siglas ZY e tal das emissoras de rádio? - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
Celular SMS / WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais
Concorra a prêmios! Seja o primeiro
a saber dos sorteios e promoções.

Geral O que significam as siglas ZY e tal das emissoras de rádio?

O que significam as siglas ZY e tal das emissoras de rádio?

Você já deve ter ouvido. Durante a programação, o locutor anuncia: “Super FM, ZYK 521”. Essa combinação de letras e números chama-se, no jargão técnico, indicativo de chamada. Ele informa a localização geográfica da estação, mostra se a transmissão é por AM, FM ou rádio-amador e ainda pode diferenciar estações com nomes iguais. E está na lei: sem o indicativo, a rádio não pode funcionar.

É como se a emissora fosse um motorista e apresentasse sua carteira de habilitação toda vez que fosse andar de carro. Mas quem escolhe as letras e os números? A Anatel. Ela determina a combinação que vai identificar a estação, a partir de padrões estabelecidos pela União Internacional de Telecomunicações, uma agência da ONU. Desde 1947, emissoras brasileiras usam indicativos que começam obrigatoriamente com ZV, ZW, ZX, ZY ou ZZ. Uma FM mineira, por exemplo, usa ZYC. Já uma emissora AM no Rio usa o ZYJ.

ZY O QUE MESMO?
O uso dos códigos tem características culturais diferentes no Brasil e no mundo

 

Sigla valorizada
Como nos Estados Unidos há muitas emissoras nas mesmas áreas, o indicativo é indispensável. Tanto que é comum as rádios adotarem o código como nome oficial. A oeste do Mississípi, rio que corta o país de cima a baixo, os indicativos de todas as rádios começam com K. A leste, é obrigatória a letra W no início do código.

Sigla ignorada
Na Europa, os países são pequenos, então não há tanta necessidade de anunciar os indicativos, pois é difícil haver duas rádios com o mesmo nome na mesma região. A única identificação usada são as abreviações de seus nomes. BBC, por exemplo, é a sigla em inglês para Companhia Britânica de Radiodifusão.

Sigla nostálgica
No Brasil, as TVs têm indicativos, cujo padrão é o mesmo das FM. A Globo do Rio é ZYB 511. Até os anos 90, canais anunciavam o código no início da programação (eles não ficavam 24 horas no ar). A sigla era tão famosa que a Band exibia o ZYB-Bom. Entre os astros mirins do programa estava o versátil Rodrigo Faro.

Veja as mais acessadas