Última sessão do primeiro semestre é realizada pela Câmara de Vereadores de Arroio Trinta - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
Celular SMS / WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais
Concorra a prêmios! Seja o primeiro
a saber dos sorteios e promoções.

Arroio Trinta Última sessão do primeiro semestre é realizada pela Câmara de Vereadores de Arroio Trinta

Última sessão do primeiro semestre é realizada pela Câmara de Vereadores de Arroio Trinta

 A sessão realizada na noite de ontem, foi a última antes do recesso legislativo e contou com a participação do vice-prefeito, Ildefonso Cividini, que explanou aos vereadores, o projeto que trata do Serviço de Inspeção Municipal.

 O projeto teve origem na Câmara Técnica do Agronegócio, do Programa Desenvolvimento Econômico Local (DEL) que encaminhou a administração municipal. Agora o projeto está sendo analisado pelos vereadores.

O vice-prefeito Ildefonso Cividini, explica que já existe um projeto de Lei que trata sobre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), no entanto não estava atuante e necessitava de atualização.

 Segundo ele, a Câmara Técnica identificou que a implantação do SIM, é um dos alicerces necessários para o desenvolvimento econômico do município, o que é a proposta central do DEL.

 Segundo Cividini, a inspeção municipal permite a regularização das empresas que já atuam no ramo e permitem o incentivo a novas empresas, porque muitos não regularizam pela burocracia da federal e estadual.

 Esse é o primeiro passo, conforme o vice-prefeito, para que no futuro as empresas possam buscar a inspeção Federal e Estadual, para difundir ainda mais os produtos diferenciados de Arroio Trinta.

 Ildefonso Cividini explica que o programa será desenvolvido dentro da secretaria de agricultura, que já conta com veterinário e também serão realizadas parcerias com Cidasc, Epagri, Sebrae, Facisc, Senac e outros órgãos que possam auxiliar e capacitar os agricultores.

 Conforme a presidente da Câmara de Vereadores, Sandra Cividini, além desse projeto, outros dois permanecem em análise pelas comissões da Câmara, para posterior votação.

 Um é o projeto de lei parlamentar da vereadora Elizane Linder Maier Lidani, que institui a Semana Municipal da Alimentação Saudável. O segundo projeto é da administração municipal e trata do pagamento de sobreaviso a funcionário do serviço de tratamento de esgoto.

 Na palavra Livre, o vereador Lídio Manenti falou sobre o início das obras na Escola Governador Bornhausen, e também sobre o SIM, que era um sonho da comunidade.

 A vereadora Elizane Lidani destacou a festa da padroeira Nossa Senhora dos Campos, realizada na última quinta-feira, que foi um sucesso e reiterou a importância do trabalho voluntário da ACAEP.

 Alexandre Serighelli, comentou sobre uma reunião envolvendo o Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Rio das Antas, Videira, Caçador e Curitibanos, para a instalação de uma brigada de combate a incêndio que atenda os municípios de Salto Veloso, Arroio Trinta e Macieira.

 Também citou a instalação de quatro faixas elevadas no município, duas delas vão substituir lombadas já existentes.

 Por fim a vereadora Adriane Biava, demonstrou sua preocupação sobre a queda no movimento econômico do município, e reiterou que é preciso um esforço conjunto para que a arrecadação volte a crescer e Arroio Trinta não seja prejudicado nos próximos anos.

 As sessões da Câmara de Vereadores de Arroio Trinta retomam à normalidade no dia 08 de agosto.

Veja as mais acessadas