7 Benefícios da Pipoca – Para Que Serve e Propriedades - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Curiosidade 7 Benefícios da Pipoca – Para Que Serve e Propriedades

7 Benefícios da Pipoca – Para Que Serve e Propriedades

A pipoca já era apreciada pelos nativos americanos muito antes da chegada dos europeus, mas só recentemente descobrimos a riqueza do valor nutricional deste delicioso alimento. Para que serve a pipoca afinal?

 

Estudos mostram grande benefícios da pipoca porque contem fibras, polifenóis, antioxidantes, vitaminas do complexo B, manganês e magnésio e seu consumo pode trazer inúmeros benefícios à saúde. Atualmente há pesquisas que mostram que a pipoca pode conter mais antioxidante e ser mais eficiente ao sistema imunológico do que muitas frutas e hortaliças.

Cuidado com a forma de preparo e variações

A pipoca é apreciada em praticamente todos os lugares do mundo onde diferentes variedades de milho são consumidas. No entanto, a forma como é consumida pode quase que anular os benefícios da pipoca. O seu limite como um alimento saudável termina quando começa a adição exagerada de sal, manteiga, conservantes industrializados ou outros aromas e coberturas sobre ela. O calor é tudo o que o milho de pipoca precisa para estourar, por isso evite cozinhar com azeite ou outros óleos vegetais, uma vez que pode impactar no teor de polifenóis presentes na casca da pipoca​​.

 
 

Propriedades da pipoca – Interessantes descobertas

Em 2013, o químico Joe Vinson e membros da sua equipe da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, realizaram estudos acerca das propriedades da pipoca e fizeram algumas descobertas interessantes:

– Vantagens como aperitivo:
Por estar associada a diversão, cinema e entretenimento, a pipoca ficou estigmatizada como um alimento que engorda. A verdade é que um dos maiores benefícios da pipoca é o fato de ser menor calórica e ter mais elementos saudáveis que grande parte dos aperitivos. A pipoca apresenta uma grande vantagem em relação aos salgadinhos consumidos porque ela contém mais fibras, mais polifenóis, menos calorias e menos gorduras. 

– Rica em antioxidantes:
Uma única porção de pipoca contém alto índice de antioxidantes chamados polifenóis. Ao consumir pipoca você ingere de 200 a 300 miligramas de antioxidantes de um total de dois gramas de polifenóis que devem ser ingeridos por dia. Cerca de treze por cento do total ideal.A quantidade de polifenóis encontrada na pipoca é de 300 miligramas por porção. O milho comum possui 114 miligramas e as frutas em geral tem cerca de 160 miligramas por porção.

Pipoca contém mais antioxidante porque não possui água. Frutas e legumes também são ricos em antioxidantes, mas por causa de seu alto teor de água, eles acabam diluídos.

Propriedades nutricionais da pipoca

Porçao: 1 xícara de pipoca estourada (sem manteiga ou óleo)

  • Energia: 31 calorias
  • Carboidratos: 6,2 g
  • Fibras: 1,2
  • Proteínas: 1,1 g
  • Gorduras: 0,35 g

Veja as mais acessadas