Entenda como se forma o arco-íris duplo - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Curiosidade Entenda como se forma o arco-íris duplo

Entenda como se forma o arco-íris duplo

Esse fenômeno é caracterizado por dois círculos concêntricos (com o mesmo centro), sendo que o arco-íris da parte interna tem cores mais intensas, enquanto o externo tem cores mais fracas e com a sequência invertida.

 

— O segundo arco-íris é um reflexo do primeiro, mas ele depende da posição do observador para ser visto. Alguém na mesma rua, mas de um ângulo diferente, pode ter visto apenas um arco-íris normal. O fenômeno não é muito comum, mas não chega a ser raro — esclarece Bianca.

Curiosidades sobre arco-íris:

O arco-íris é um fenômeno óptico e meteorológico que ocorre quando a luz do sol atravessa gotas de chuva. A luz do sol então é refletida e refratada no interior dessas gotas e devolvida em 7 cores ao ambiente. A ordem das cores são: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

O melhor momento para observar um arco-íris é no início da manhã ou final da tarde, quando o sol está mais baixo no horizonte. Outra curiosidade é que o arco-íris é na verdade um círculo completo, mas nós só vemos a parte superior da curva porque a metade inferior está abaixo do solo.

Há quem diga já ter visto até três arco-íris no céu de uma só vez. Mas os relatórios científicos desse fenômeno eram tão raros – apenas cinco foram registrados em 250 anos – que até agora muitos cientistas acreditavam que eles eram tão reais quanto um pote de ouro no final do arco-íris.

 

Veja as mais acessadas