Notícia de que inverno será o mais frio dos últimos 100 anos é verdadeira ou falsa? - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
Celular SMS / WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais
Concorra a prêmios! Seja o primeiro
a saber dos sorteios e promoções.

Brasil Notícia de que inverno será o mais frio dos últimos 100 anos é verdadeira ou falsa?

Notícia de que inverno será o mais frio dos últimos 100 anos é verdadeira ou falsa?

Uma notícia que está circulando pela internet afirma que o inverno brasileiro de 2018 será um dos mais rigorosos dos últimos 100 anos. Contudo, meteorologistas negam que isso seja verdade. Aliás, é exatamente o oposto.

Segundo o MetSul Meteorologia, a probabilidade de que um inverno mais frio que o comum atinja o Brasil é extremamente baixa. Aliás, é mais provável que o inverno deste ano seja mais ameno, acima da média histórica.

Isso deve acontecer porque o fenômeno La Ninã já está em seus dias finais, de acordo com os meteorologistas, e o inverno pode marcar o começo de um novo El Niño, o que deve aumentar as temperaturas.

"Sempre desconfie de notícias espetaculosas na internet e, em se tratando de meteorologia, acredite e reproduza conteúdos exclusivamente de fontes idôneas e reconhecidas como institutos oficiais e empresas do setor privado que possuem profissionais identificados e com responsabilidade técnica.", aconselha o instituto.

Tendências para o inverno 2018

As simulações mostram que o inverno deste ano terá um frio mais frequente, mesmo que não tão intenso. As regiões Sul e Sudeste devem ser as mais afetadas pela queda das temperaturas.

"Teremos um outono mais chuvoso, o que deve resultar em um inverno com tardes mais nubladas e úmidas e madrugadas não tão geladas", afirma Oliveira. "Pode haver, claro, semanas com picos maiores, mas o padrão deverá ser este."

De acordo com o especialista, tardes nubladas e frias fazem com que a sensação térmica diminua. "Não será um inverno como o que tivemos nos últimos anos, de tarde ensolaradas, secas e geladas. Neste ano, teremos aquele clima chuvoso e nublado."

Oliveira diz que para seus clientes de malharia, por exemplo, está recomendando meia estação, com tecidos não tão pesados, mas que sustentem tardes frias.

Veja as mais acessadas