Tinta mais escura do mundo deixa objetos quase invisíveis - Radio Tropical FM 99.1
(49) 3537.0980
Telefone
(49) 99104.0013
WhatsApp
Acompanhe
nas redes sociais

Curiosidade Tinta mais escura do mundo deixa objetos quase invisíveis

Tinta mais escura do mundo deixa objetos quase invisíveis

A Vantablack foi desenvolvida pela empresa inglesa Surrey NanoSystems, e serve para eliminar reflexos nas lentes de telescópios e satélites de monitoramento (a tinta é usada para pintar as partes de dentro dessas lentes). Ela é o material mais escuro já criado pela humanidade: absorve 99,965% da luz. O segredo é que a tinta contém uma quantidade gigantesca de nanotubos de carbono: cada centímetro quadrado pintado com Vantablack contém 1 bilhão deles. Os raios de luz ficam presos entre os nanotubos e não conseguem sair, o que dá ao objeto pintado um aspecto incrivelmente escuro.

O resultado, como você pode ver no vídeo abaixo, é impressionante. Dependendo do ângulo, os objetos cobertos com a Vantablack parecem simplesmente desaparecer.

A supertinta tem uma versão líquida e outra em spray (que se chama S-VIS e absorve “apenas” 99,7% da luz), mas não está à venda. Se você quiser pintar alguma coisa com ela, terá de contratar os serviços da Surrey NanoSystems, que se encarrega da aplicação – e cobra por isso um valor não-divulgado. A Vantablack já foi usada para pintar um prédio, construído na Coreia do Sul para as Olimpíadas de Inverno, em fevereiro, e deve aparecer nas próximas obras do escultor inglês Anish Kapoor.

Fonte: Super Interessante

Veja as mais acessadas