• 49 3537.0980 Telefone
  • 49 9104.0013 Celular SMS / WhatsApp

Brasil Saiba os detalhes do primeiro eclipse solar de 2017

Saiba os detalhes do primeiro eclipse solar de 2017

No Brasil, fenômeno poderá ser visto de forma parcial neste domingo.

O primeiro eclipse solar de 2017 ocorre no próximo domingo (26). No Brasil, ele poderá ser visto de forma parcial e apenas em algumas regiões. O fenômeno será anular (quando se vê toda a silhueta do Sol e apenas um anel de luz ao redor) na região sul do Chile, Argentina e Angola e no norte da Zâmbia.

Neste ano, teremos apenas uma superlua em dezembro, mas dois eclipses solares. Este é o primeiro no ano - o último fenômeno ocorreu em setembro de 2016. Isso ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, bloqueando a passagem da luz.

No Brasil, o eclipse poderá ser visto a partir das 10h02 em São Paulo. No Rio de Janeiro, às 10h10. No intervalo entre as 9h e as 12h do domingo, o fenômeno ocorrerá em algum momento em todas as capitais, exceto Rio Branco, Macapá, Manaus, São Luís, Belém, Porto Velho e Boa Vista.

Os astrônomos lembram que não é seguro olhar diretamente para o Sol, já que há risco de comprometer a visão. O ideal é usar um óculos especial ou buscar por eventos organizados em observatórios espaciais.

O outro eclipse solar do ano será no dia 21 de agosto. Com uma duração de 2 minutos e 40 segundos, de acordo com a Nasa, ele deverá ser visto parcialmente na América do Sul - a escuridão total ficará por conta dos moradores dos Estados Unidos.

 

Galeria de Imagens

Notícias Relacionadas