• 49 3537.0980 Telefone
  • 49 9104.0013 Celular SMS / WhatsApp

Água Doce Agricultura é responsável por mais de 40% da arrecadação do município de Água Doce

Agricultura é responsável por mais de 40% da arrecadação do município de Água Doce

A informação é do prefeito Antônio Bissani. Ele participou, na manhã de hoje (17), da edição especial do programa Panorama da Suinocultura, conduzido por Marcos Spricigo. Esta é a segunda entrevista do roteiro a ser desenvolvido com prefeitos da região. A primeira foi com o prefeito Mauro Dresch, de Treze Tílias.

Bissani falou, na oportunidade, sobre o movimento econômico do município, além de questões mais específicas relacionadas à agricultura.

Segundo ele, o município de Água Doce, tem seu orçamento baseado em diversos setores, mas a agricultura continua representando a principal fonte de arrecadação, girando entre 40% e 45%.

Em segundo lugar, está a arrecadação com a produção de energia eólica, já que estão instaladas no município mais de 120 torres. O valor representa 25% do orçamento.

Além disso, destaca o prefeito, o município conta com duas Pequenas Centrais Hidrelétricas, as PCHs, localizadas no Rio Chapecó e outras duas estão sendo projetadas.

O restante do valor está dividido entre Indústria, Comércio, Prestação de Serviços e a produção de vinhos e espumantes, que completam o orçamento.

Antônio Bissani pontua que o destaque na produção agrícola é uma realidade de praticamente todo o meio oeste catarinense, onde mesmo a maioria das indústrias está vinculada ao setor.

Segundo ele, neste momento pode ser percebida a expansão da indústria e também dos silos de armazenamento de grãos.

Entre as principais atividades do município, Bissani destacou a produção de grãos, como milho e soja, além da tradicional produção de maçã. O cultivo de batata e cebola, também tem conquistado espaço na produção em Água Doce.

No setor da agropecuária, o prefeito enalteceu a qualidade da produção de gado de corte, que tem leilões de destaque durante o ano além da tradicional feira do terneiro, que acontece há aproximadamente 30 anos.

Conforme Bissani, o setor leiteiro também tem grande importância econômica para o município, especialmente nas regiões mais próximas do centro da cidade, sendo fonte de renda de inúmeras propriedades.

Nesse sentido, o prefeito reforçou o pedido para que os agricultores façam a emissão da nota de produtor rural, pois não há custo para o agricultor e o município receberá o retorno financeiro que poderá ser investido no setor.

Antônio Bissani reiterou a importância de que o município trabalhe no incremento da geração de renda, uma vez que não é possível ficar apenas na dependência dos governos estadual e federal.

Durante o programa Panorama da Suinocultura, o prefeito água-docense reforçou os compromissos assumidos em campanha e se colocou à disposição da população na prestação de serviços.

Ele disse que o objetivo da administração é incentivar e apoiar o agronegócio, para que os empreendedores tenham condições de tornarem-se autossuficientes.

A profissionalização, destaca Bissani, começa pela própria secretaria de agricultura que está sendo gerida por Ricardo dos Santos, que é técnico em agropecuária e tem amplo conhecimento do setor.

Segundo o prefeito já nesses primeiros dias de gestão está sendo desenvolvido um trabalho de conscientização, com os agricultores, visitas às propriedades e identificação das demandas.

Neste momento, o trabalho mais intenso é na confecção de silagem. Porém, outras atividades também estão sendo desenvolvidas pelo setor, como atendimento aos produtores, renovação de blocos de produtores, além da prestação de serviços.

Bissani destacou que em sua gestão anterior foram implantadas cinco associações de produtores rurais, que receberam equipamentos do município na modalidade cessão de uso e são responsáveis pela manutenção e execução dos serviços.

Além disso, o prefeito pontua que o município possui mais de 300 famílias distribuídas em cinco assentamentos e há uma grande demanda de serviços da prefeitura também nessas localidades, com transporte, escolas e estradas.

O prefeito destaca que entre as metas da administração está o apoio aos produtores no melhoramento da estrutura física das propriedades, qualificação profissional, renovação da frota de veículos e a compra de um caminhão para distribuição de adubo orgânico.

Notícias Relacionadas